sábado, 10 de abril de 2010

Formula 3 Euroseries: Mortara vence em Paul Ricard, Felix da Costa é oitavo

Este fim de semana assinala o começo de mais algumas competições um pouco por toda a Europa. E no mesmo local onde começará a Le Mans Series, também começou a Formula 3 Euroseries, num pelotão diminuido em relação à época anterior: somente 14 carros, num ano em que, por exemplo, as séries mais locais como a alemã ou a inglesa, que têm grelhas a rondar os 22 carros.

Mas na Euroseries está a correr nesta temporada de 2010 um piloto que promete muito: o português Antonio Felix da Costa, campeão da Formula Renault 2.0 NEC e terceiro classificado na Euroseries, ambos em 2009. E neste fim de semana onde correr pela primeira vez ao volante de um Formula 3, as coisas começaram mal, mas poderão acabar em bem.

A má noticia aconteceu na sexta-feira, quando a sua equipa, a Motorpark Academy, descobriu problemas de motor e teve de o trocar. Contudo, de acordo com as regras, essa troca equivale a uma queda de dez posições na grelha de partida, logo, a qualificação estava comprometida, fazendo com que partisse do 13º posto.

Mas a corrida desta tarde foi diferente. Partiu bem, e tentou recuperar o maior numero de posições possivel, até alcançar o oitavo posto, numa corrida vencida pelo italiano Edoardo Mortara, e o seu primeiro ponto da carreira nesta competição, que o qualifica automáticamente na pole-position para a corrida de amanhã.

"Nas duas primeiras voltas estive sempre a recuperar lugares até me aproximar dos pilotos em sétimo e sexto lugares. Mas daí em diante os pneus perderam performance e foi impossível ir mais além. Também sabia que mantendo esta posição estaria amanhã na 'pole' e por isso acabei por gerir o andamento até porque o piloto na nona posição estava bastante longe", começou por explicar.

"Estamos efectivamente com problemas de andamento mas também temos de ter em conta que esta é a primeira corrida da Motorpark com motores Volkswagen. Há muito trabalho a fazer. Hoje simplesmente não tinha velocidade. Vamos analisar toda a informação recolhida e trabalhar afincadamente no 'set-up'", continuou.

Contudo, o piloto português não tem muitas ilusões em relação á corrida de amanhã: "Claro que penso na vitória mas se conseguir um lugar no pódio fico extremamente satisfeito.", concluiu. A segunda corrida acontecerá às 9 horas de amanhã.

Sem comentários: