quinta-feira, 3 de março de 2011

Cinco milhões de notas verdes dão a volta à cabeça

Desde que li as noticias sobre a corrida final da Indy, marcada para 16 de outubro em Las Vegas, com o "polpudo" prémio de cinco milhões de notas verdes, que li uma reação muito curiosa. Quem contava isso era o Joe Saward, ontem, no seu blog. Ali, ele conta que Mario Andretti, uma lenda americana, está a considerar regressar à competição para tentar ganhar o prémio de 5 milhões. E dá como exemplo um amigo seu, o ator Paul Newman.

Paul Newman tinha uma idade semelhante à minha quando correu nas 24 Horas de Le Mans e competiu pela última vez as 24 Horas de Daytona em 2005, quando tinha já 80 anos", começou por dizer. "Estou tentado, e se calhar sou suficientemente maluco para fazê-lo. Ainda amo este desporto, e apesar de saber que posso não ter grandes hipóteses, quem sabe?"

"Michael
[seu filho Michael Andretti] tem a sua equipa, se for o caso, poderei tentar a minha própria entrada. Vai ser a última corrida com o atual conjunto de chassis e motor e acho que seria barato para um recém-entrado fazer a sua própria equipa e tentar alcançar o prémio de cinco milhões. Acho que será uma corrida incrivel e veremos provavelmente muito bons talentos na grelha", concluiu.

Como tinha dito no passado dia 25, a ideia do prémio é para atraír principalmente os pilotos da NASCAR, categoria que nos últimos anos tem atraído alguns pilotos da Indy, sendo o mais famoso o colombiano Juan Pablo Montoya. Outras categorias, como a Formula 1 ou os ralis, são muito mais dificeis, senão impossiveis (a corrida americana é no mesmo dia que o GP da Coreia do Sul). Mas ao ler que um "velhote" de 71 anos está disposto em voltar a colocar o capacete e competir contra... o seu neto, é no mínimo estranho.

Mas se quisermos ver estas declarações de outra forma, poderemos dizer que este é um caso onde apesar da decadência inevitável que os nossos corpos passam, o espírito nunca morre. Quem sabe se a seguir a Andretti, outros velhotes começarão a pensar nessa ideia?

Sem comentários: