quinta-feira, 1 de março de 2012

"Rush" e os detalhes que os petrolheads não perdoam

É engraçado ver as fotos das filmagens de "Rush" em Blackbushe, onde montaram um pitlane a imitar as existentes em 1976, que como sabem, não existem mais pois em nome da modernidade, foram todos demolidos. Assim sendo, nada como um aeroporto abandonado para montarmos o nossos próprios pitlanes como o de Mont Fuji, palco da última corrida daquela temporada.

Mas começam a surgir alguns detalhes que começam a perturbar alguns "petrolheads", como por exemplo, alguns dos camiões ainda existentes das equipas que então corriam naqueles dias. O Joe Saward colocou fotos de Blackbushe onde aparecem camiões de... 1973, como o do Tyrrell, com os nomes de Jackie Stewart e Francois Cevért pintados nos flancos. Como sabem, em 1976, o escocês gozava a reforma, enquanto que o francês corria no Grande Autódromo do Céu, com Nino Farina, Jim Clark e Jochen Rindt.

Mas estes estranhos detalhes podem ter uma explicação: esta segunda-feira, vi fotos da equipa de filmagens em Brands Hatch, filmando os BRM de Niki Lauda e Clay Regazzoni. Ambos foram companheiros de equipa em 1973, o mesmo ano em que James Hunt chegou à Formula 1, em grande estilo, no March da equipa de Lord Hesketh. No final desse ano, Regazzoni vai para a Ferrari e recomenda Lauda ao Commendatore. Portanto, para mim, isso e outros sinais - como o camião da Lotus com os nomes de Emerson Fittipaldi e Ronnie Peterson - podem demonstrar que no argumento, escrito pelo Peter Morgan, poderá haver espaço para essa temporada. 

Só assim se pode explicar algo que de outra maneira, é um erro grosseiro por parte do produtor e do realizador em explicar a história, não o colocando os carros no ano correto.  

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