domingo, 28 de outubro de 2012

Feliz Aniversário, Bernie Ecclestone!

Confesso que nos últimos tempos, achei uma confusão o dia em que faz anos, porque havia um sitio na Net que me dizia que fazia anos no dia 28, na Wikipédia me falavam que ele era do dia 30. E já cheguei a ler que tinha nascido no dia 27 de outubro de 1930 nos arredores de Londres. Vá lá, todos acertavam no ano... Seja isto desconhecimento ou confusão, uma coisa é certa: Bernie Ecclestone faz hoje anos. Vai começar a sua 82ª viagem no Planeta Terra, para ser mais preciso.

Escuso de falar o que o "anãozinho tenebroso" (alcunha colocada por José Carlos Pace, o Môco) significa para a Formula 1. Toda a gente reconhece isso, para o bem e para o mal. Ele tornou-se no tipo indispensável, a "cola" que faz unir toda esta gente. As equipas, a FIA, os pilotos, os organizadores. E é graças a ele que faz com que esta toda máquina esteja bem oleada, que receba o dinheiro de todos os lados, que o faz expandir a Formula 1 para sitios onde nunca lá esteve, onde se julga haver público, mas onde tem a certeza de que há dinheiro para pagar isto. Se ele achasse que haveria dinheiro na Antárctica, eventualmente Hermann Tilke já estaria a desenhar a pista no meio dos pinguins... 

No mundo da Formula 1 já foi piloto, manager de pilotos como Stuart Lewis-Evans e Jochen Rindt, e depois dono da Brabham. Ajudou a fundar a FOCA e nos anos 80, o usou na sua luta pelo controlo da modalidade, contra Jean-Marie Balestre. Há mais de 35 anos que é ele que desenha o calendário, do qual a FIA apenas terá de acenar afirmativamente com a cabeça. Talvez  isso esteja escrito numa das inumeras clausulas de um Acordo da Concórdia do qual todos falamos, mas muitos poucos conhecem intimamente. E claro, "desenhar" o calendário significa que este irá para os lugares mais estranhos, pagando o dinheiro que ele consegue extorquir aos organizadores locais, do qual alguns já começam a colocar as mãos à cabeça, ao saber como ele trabalha.

Aos 82 anos e com aquele penteado característico de "avô de Harry Potter", parece estar no topo do mundo e a fazer aquilo que mais quer. Não deseja reformar-se, mesmo que saiba que já não tem muito mais caminho pela frente, mas acha que isto, sem ele, seria bem mais confuso do que é agora. Ainda por cima, este ano, casou-se pela terceira vez com uma brasileira, Fabiana Floisi, que tem idade para ser sua filha. E mesmo as noticias vindas da Alemanha, sobre o suborno que pagou a Gerhard Gribowsky e a possibilidade de ir a tribunal, não o incomodam. Parece algo invencível, do qual só a Natureza o irá derrubar.

Assim sendo, Feliz Aniversário, Tio Bernie. Não te posso desejar muitos anos de vida, porque não se pode ser irrealista e contrariar a Natureza, mas posso dizer que, enquanto puder, continue e ser feliz naquilo que faz.

4 comentários:

Mura disse...

Só acho que vc foi bonzinho ao dizer que a atual esposa do tio Bernie serviria de filha... está mais pra neta do que pra filha.. rsrsrs

Felipe Maciel disse...

Acho que podemos desejar muitos anos de vida sim. O tio Bernie é o Oscar Niemeyer britânico, pode apostar...

Speeder76 disse...

Confesso que hesitei nessa parte, Mura. A diferença é de 45 anos, mas há quem seja pai nessa idade, portanto...

juniorcaixote disse...

O Paulo realmente foi bonzinho mesmo. Hoje em dia, tem gente sendo avô com menos de 40...