quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O desgaste extremo dos pneus Pirelli

As declarações de Sergio Perez, em Barcelona, sobre o desgaste dos pneus, poderão ter feito soar o alarme em alguns sitios. O mexicano da McLaren afirmou que este tipo de comportamento é extremo e prevê muitas paragens nas boxes: “O desgaste é extremo, é mesmo muito difícil com este nível de degradação. Até aqui sempre vimos alguma degradação dos pneus durante os testes, mas com este nível, nem pensar. De qualquer forma, estamos a aprender os pneus, mas pelo que vejo, em Melbourne, vamos ter para aí dez paragens…”, referiu.

A ideia de um desgaste extremo dos pneus é proposital, como aconteceu em 2012. A ideia era de mostrar um equilíbrio artificial nas corridas e proporcionar uma alta imprevisibilidade, sem sabermos quem iria vencer a corrida. Ou que o vencedor fosse o piloto que soubesse gerir melhor os pneus que tiver à mão.

Só que por esta altura, esse tipo de pneus poderá prejudicar os pilotos que querem tentar aprender o mais possivel sobre o novo carro que têm entre mãos, como conta o australiano Daniel Ricciardo, piloto da Toro Rosso: "Enquanto estava atrás de carros fazendo trechos longos de voltas, pareciam que estavam atirando pedaços de borracha em mim."

Com o monopólio da Pirelli neste campo, e com a intenção dos responsáveis da Formula 1 de transformar a categoria num "circo", com um equilíbrio artificial, esses "pneus farinha" ajudam muito nisso. Resta dizer que no final, o grande vencedor será o que se adaptar melhor a este tipo de pneus. Em 2012, Fernando Alonso foi excelente nesse campo, como também foi Jenson Button...

2 comentários:

Ron Groo disse...

Foi isto que deu graça ano passado,tomara que dê este ano também.

Carlos Del Valle / Podcast F1 Brasil disse...

Na verdade esse desgate extremo tem acontecido por causa da temperatura muito baixa, o pneu escorrega, faz graining e desgata muito mais. Durante as corridas com temperatura normal, isso não tende a acontecer, inclusive esses pneus foram testados em Interlagos 2012 e não corrou nenhuma degradação fora do padrão Pirelli. Lembremos que caíram alguns flocos de neve no circuito de Barcelona esta semana, pista com temperatura de 5 graus...