segunda-feira, 13 de maio de 2013

Noticias: Procuradoria de Munique vai acusar Ecclestone de corrupção e suborno no "caso Gribowsky"

Apareceu neste sábado no jornal alemão Suddeutsche Zeitung a noticia de que a Procuradoria de Munique já poderá ter concluído as suas investigações sobre o envolvimento de Bernie Ecclestone no "caso Gribowsky", o caso em que Gerhard Gribowsky, funcionário do banco Bayern LB, foi acusado de enriquecimento ilicito e corrupção, no valor de 50 milhões de euros.

Recorde-se que Gribowsky foi já julgado e condenado a oito anos de prisão em junho de 2012, e Ecclestone já admitiu que pagou esse suborno a ele, alegando que o fez "para o manter calado". E por causa dessa admissão, a procuradoria de Munique decidiu investigar o envolvimento de Ecclestone neste negócio e poderá, agora que as investigações estão concluidas, processá-lo nas próximas semanas.

O jornal afirma que o julgamento poderá começar algures em julho, num tribunal de Munique, mas não diz se Ecclestone tem de comparecer em tribunal ou se irá emitir um mandato de captura europeu contra ele. Mas a hipótese de uma grande agitação existem especialmente numa altura em que o novo Acordo de Concórdia precisa de ser assinado, e fala-se de que poderá haver a hipótese da Formula 1 ir para a Bolsa de Singapura, algures em setembro deste ano.

Já agora, para quem quiser entender o caso, basta ler um post que escrevi sobre isso no inicio de 2011.

Sem comentários: