quinta-feira, 9 de abril de 2015

As forças em presença no Rali Cidade de Guimarães

Nas vésperas da segunda prova do Nacional de Ralis, com o Rali Cidade de Guimarães, a primeira coisa que se tem de dizer é que a lista de inscritos é bem gorda. É que falamos de 77 pilotos inscritos, em várias categorias. E isso, numa prova a contar para o campeonato português de ralis, é um feito.

É certo que falamos de muitas categorias presentes: para além dos pilotos que lutam pelo campeonato nacional, com as inscrições de Ricardo Moura (que por estes dias anunciou que tem verbas para toda uma temporada, com um Fiesta R5 mais evoluido, ex-Kajetan Kajetanovicz), João Barros e Diogo Salvi, também num Fiesta R5, o Citroen DS3 R5 de José Pedro Fontes e os Skodas Fabia S2000 de Pedro Meireles - o piloto da casa e um favorito à vitória - e Carlos Martins. A grande ausência será Miguel Campos, no seu Peugeot 208 Ti16 R5, e que andou bem em Fafe.

Mas para além destes pilotos, outras máquinas aparecerão neste rali feito essencialmente em asfalto. Uma delas será os Porsche 997 de Gil Freitas e Carlos Vieira. No primeiro caso, trata-se da incursão do piloto madeirense ao continente, enquanto que no segundo caso, trata-se de um regresso, onde irá aproveitar o carro que José Pedro Fontes guiou no ano passado.

A minha prioridade é terminar, para acumular ritmo e experiência. Depois, creio não ser muito irrealista classificar-me no top 10, mas se conseguisse chegar ao top 5 já seria excelente”, começou por dizer Carlos Vieira à Autosport portuguesa.

Depois de ter disputado um Rali Sprint, fiquei com uma enorme vontade de explorar a disciplina e prontamente acertei tudo com a Sports & You”, conta o piloto de Braga, que vai ter Luis Ramalho como navegador. 

As notas são claramente a questão mais delicada deste desafio. O entrosamento com o navegador, um sistema eficaz para ambos e a concentração para as ouvir, algo a que nunca estive sujeito anteriormente”, concluiu.

Além dos dois Porsches que andarão por ali, também haverão carros do campeonato FPAK de Ralis do Norte, na sua maioria Mitsubishi Lancer EVO IX, bem como pilotos do Campeonato Nacional de Iniciados, na sua maioria Citroen DS3 R1, com algumas excepções, como o Renault Twingo R2 de Pedro Lago Vieira e David Brites, num Peugeot 206.

Para concluir, haverá também seis carros para disputar a Ladies Trophy, um troféu destinado a duplas femininas, com Isabel Ramos a alinhar num Clio R3, sendo eventualmente a favorita à vitória.

O Rali Cidade de Guimarães, organizado pelo Targa Clube, começa nesta sexta-feira à noite com uma Super-Especial de 1900 metros na cidade de Guimarães, com a segunda etapa a decorrer em doze classificativas, com o final a ser na Nossa Senhora da Penha, em Guimarães, no final da tarde de sábado.

Sem comentários: