sexta-feira, 22 de maio de 2015

O desenho do dia

Esta, quem mo enviou foi o Felipe Vaamonde. No pós-guerra, a revista belga Tintin tornou-se numa das mais conhecidas da Europa, e não só por mostrar as aventuras do jovem repórter loiro e no seu inseparável companheiro, o cão Milou. Muita da banda desenhada conhecida na segunda metade do século XX teve o seu começo nas páginas dessa revista juvenil, ao longo de 40 anos, em várias línguas, incluindo o português.

Mas também houve muitas coisas reais que foram abordadas pela revista. E esta foi uma delas. É que as circunstâncias do acidente de Alberto Ascari, no Mónaco, numa era onde a televisão não existia, foi uma das coisas mais extraordinárias que existiram, há precisamente 60 anos.

Contudo, para quem conhece a história, isto poderia ser um número para comemorar o feito de um herói que escapou à morte quando o seu Lancia não travou a tempo e caiu à água (escapou apenas com um nariz quebrado), mas o seu acidente em Monza, três dias depois, fez com que isto fosse um numero de homenagem ao bicampeão do mundo, morto tragicamente em Monza quando pediu a Eugenio Castelotti para que pudesse dar umas voltas com o Ferrari 750 Monza.

Mas mesmo assim, é um desenho fabuloso de uma era perigosa, para comemorar a vida e feitos de um grande campeão.

Sem comentários: