sábado, 20 de junho de 2015

A foto do dia

Estas são imagens de Graz, na Austria. A cidade fica a 76 quilómetros de Zeltweg, e essa cidade viveu esta tarde um dos seus piores dias quando uma pessoa entrou num recinto com a sua carrinha e matou três pessoas - entre elas uma criança de sete anos - e feriu outras 34, algumas delas em estado grave. A pessoa, em claro disturbio mental, não só atropelou as pessoas, como depois de fazer isso, saiu com uma faca na mão e andou a esfaquear mais gente até ser detido.

Desconhece-se as razões para isso, mas o ataque aconteceu numa "fan fest" dedicada à Formula 1. uma das testemunhas foi Siegfried Nagl, o presidente da câmara de Graz, afirmou ao jornal local Kleine Zeitung o seguinte. "O motorista foi deliberadamente em direção aos pedestres. Eu mesmo vi uma mulher ser atropelada", afirmou.

A policia local já confirmou que o atacante agiu sozinho e demonstrava perturbações.

O automobilismo - ou se preferirem, a Formula 1 - por muito que queira viver numa bolha, não pode estar imune ao mundo lá fora. E esse mundo lá fora tem muitas vezes demasiados acasos, demasiadas perturbações ou demasiadas pessoas que para chamarem a atenção, cometem loucuras como esta, ou como na quarta-feira aconteceu na Carolina do Sul, quando um racista branco de 21 anos entrou numa igreja e matou sete negros só porque queria começar uma guerra racial.

Não digo que a Formula 1 deve fazer alguma coisa por eles, mas que as suas discussões e os seus problemas não são nada comparados com o mundo que se vive, onde há oasis de paz e zonas de guerra de onde ninguém está seguro. Imaginem este tresloucado em Zeltweg?

Sem comentários: