quarta-feira, 17 de junho de 2015

A foto do dia

Ao ver esta foto de apresentação do Lotus 80, em 1980 no Facebook, lembrei-me das circunstâncias que rodearam essa apresentação e das personagens envolvidas. E claro, de como isto dá uma excelente história para contar aqui, como costumo fazer.

Em meados de 1979, o mundo vivia o segundo choque petrolifero, com a queda do Xá do Irão e a ascensão do regime dos "mullahs", liderados pelo Ayatollah Khomeni. O preço do petróleo aumentou imenso, mas o impacto não foi tão chocante como acontecera em 1973. Contudo, havia quem enriquecesse com isto. Um deles tinha sido um americano de 39 anos, de seu nome David Thiemme, que tinha feito um acordo com a Credit Suisse para fazer a sua propria companha, a Essex. Nesse ano de 1979, tinha conseguido lucros fabulosos: 70 milhões de dólares.

Thiemme gostava de dar nas vistas, especialmente com o dinheiro recém-adquirido. E a Formula 1 era uma delas. Admirador de Colin Chapman e da Lotus, mostrou a sua riqueza no Mónaco e atraiu a atenção do fundador da equipa, de tal forma que a meio da temporada de 1979, a Essex já estava nos flancos do carro. Mas foi no ano seguinte que tinha entrado a todo o vapor, construindo o modelo 80 e injetando dinheiro como a Formula 1 nunca tinha visto.

Para terem uma ideia: em 1980, a Williams, com o dinheiro dos sauditas, tinha um orçamento a rondar os cinco milhões de dólares. A Fittipaldi, com a cerveja Skol, sustentava-se com três milhões... e tinha comprado o espólio da Wolf por cerca de 750 mil. Só a apresentação da Lotus, que tinha acontecido no Royal Albert Hall, em Londres, com toda a pompa e circunstância, custou... um milhão de dólares. E como vêm pela foto, atraiu a fina flor da Formula 1: Bernie Ecclestone e Max Mosley podem ser vistos nessa foto, por exemplo. 

Só que quando a esmola é muita, o pobre desconfia. É certo que em momento de crise, há quem lucre com a situação, mas a maneira como adquiriu todo esse valor despertou alguns alertas, e Thiemme, que estava nas boxes da Lotus ao lado de Chapman, para ver e ser visto, foi detido em meados de 1980 à chegada ao aeroporto de Genebra, suspeito de fraude fiscal e fuga aos impostos. Tinha sido denunciado pela Credit Suisse e começou a ser investigado. Thiemme ficou pouco tempo na cadeia, e foi libertado sem acusação formal - as queixas foram depois retiradas. Mas isso causou impacto e em meados de 1981, a Essex - e Thiemme - desapareciam de circulação.

A foto de hoje mostra como a Formula 1 já foi vulnerável aos excessos de excêntricos...

Sem comentários: