quarta-feira, 17 de junho de 2015

O regresso do Green GT

Há cerca de dois anos que se conhecia com toda a pompa e circunstância o projeto do Green GT, mas o carro movido a hidrogénio, que deveria ocupar a "Garagem 56" acabou por não aparecer. Aliás, nos dois anos seguintes, não ouvimos mais detalhes ou noticias sobre o projeto. Pelo menos... até agora. É que os responsáveis deste projeto reapareceram esta quarta-feira para anunciar que estarão a testar o carro no próximo dia 27 de junho no circuito de Paul Ricard, com a família Panis ao volante, segundo conta o site francês endurance-info.

Jean-François Weber, diretor do programa, afirma que o Green GT emite apenas de vapor de água como escape e funciona sem bateria, conseguiu agora o mesmo tipo de desempenho do que um GT, com uma autonomia comparável aos carros com motor de combustão.

"Nosso programa de desenvolvimento já tem 35 dias de ensaios sérios, deu aos responsáveis técnicos uma inestimável experiência no campo da operação dinâmica de uma célula de combustível de hidrogênio de alta potência. O nosso trabalho tem-se concentrado em compreender os fenômenos complexos associados a esta nova tecnologia e a integração das soluções técnicas resultantes. Assim, a optimização de componentes e programas melhorou significativamente os rendimentos e a fiabilidade de todos os órgãos que integram o GreenGT H2", comentou.

Em termos de pilotagem, Olivier Panis está a lidar com a nova máquina: "O GreenGT H2 vai ser um enorme laboratório de demonstração de uma tecnologia híbrida entre a eletricidade e o hidrogênio, que oferece potência e autonomia. Esta solução inovadora e limpa poderia ser usada em todos os veículos que requerem alta potência como veículos industriais, autocarros, camiões, etc... Estou muito feliz por fazer parte desta grande aventura, porque estamos apenas no início de uma nova era , onde grandes mudanças estão a chegar", afirmou.

Para alem de Olivier, o seu filho Aurélien Panis (que corre atualmente na World Series by Renault) também vai estar a dirigir o GreenGT H2.

Sem comentários: