terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O regresso de um nome à Formula 1?

A Autosport britânica fala hoje que Teddy Yip Jr. está a pensar regressar à Formula 1. Se não sabem quem é ele, provavelmente deverão saber quem é o seu pai, e o nome que ele trouxe em meados dos anos 70 para para Formula 1. O mítico Teddy Yip, que entre outras coisas foi um dos fundadores do GP de Macau, montou uma equipa de Formula 1 entre 1977 e 1983, onde passaram pilotos como Patrick Tambay, Marc Surer, Keke Rosberg e Johnny Ceccoto, entre outros, poderá regressar à Formula 1 dentro em breve.

Yip Jr, que é entre outros o dono da equipa anglo-irlandesa Status Grand Prix, que já teve passagens pela A1GP, GP3 e agora está na GP2, onde este ano alinhou uma equipa com o filipino Marlon Stockinger e o neozelandês Richie Stainway, com uma vitória por parte deste último.

"Se existirem oportunidades sensatas vale a pena avaliar o que está disponível", começou por dizer Dave Kennedy, ex-piloto e um dos diretores da Status. "A Fórmula 1 está em tal estado de turbulência no momento, e se eles não podem controlá-lo, o que vai ser nas categorias de acesso? Nós estamos apenas colocando as peças no lugar para um negócio bem sucedido automobilismo" continuou. 

"O legado Theodore continua e ainda é incrivelmente forte na Ásia, a nossa marca tem um enorme prestígio na China. Nestes poucos anos, desde que voltei com Teddy e Theodore nós estivemos na crista da onda. Agora nós começamos um programa júnior na Ásia, para captar até a geração mais jovem, o óbvio vai ser até que ponto é que conseguimos ir? Na Ásia, o mais alto é Super Formula, em seguida, a GP2. E depois você coça a cabeça e pergunta: 'Qual é o próximo passo?'"

Baseado em Hong Kong, a Theodore fez 54 corridas ao todo como construtor independente, a partir de 1978, conseguindo dois pontos, um em 1981, através de Patrick Tambay, e outro em 1983, através de Johnny Ceccoto. Curiosamente, ambos no mesmo sitio: Long Beach. Antes disso, em 1977, patrocinaram um dos carros da Ensign, o de Tambay, onde conseguiram cinco pontos no campeonato. No final de 1983, no GP de Macau de Formula 3, ofereceram um carro a Ayrton Senna, que com ele venceu a prova, antes de rumar à Formula 1.

Sem comentários: