terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A anatomia de um regresso?

Vimos no passado mês de Novembro Felipe Massa a despedir-se, emocionado e à chuva, do público brasileiro, depois de bater forte na volta 49 daquele que era o seu último GP do Brasil. Debaixo de fortes aplausos do público e de toda a Formula 1, parecia que a carreira do piloto de 35 anos, e desde 2002 na categoria máxima do automobilismo, tinha alcançado o seu final.

Pois bem, isso poderá ter sido... prematuro. A (inesperada) retirada de Nico Rosberg baralhou tudo, e apesar da Mercedes ter dito que a escolha do seu substituto só será feita em 2017, muitos acreditam que Toto Wolff fez uma oferta à Williams para que liberte Valtteri Bottas por uma soma de dinheiro equivalente a aquilo que a equipa de Grove paga pelos seus motores. E como eles não querem outro junior ao lado do estreante Lance Stroll, eles decidiram virar-se para Felipe Massa, que seria pago pelo patrocinador principal, a Martini, e claro, pelo pessoal que colocou o jovem canadiano na equipa. Assim, a retirada seria adiada para 2018, altura em que o pelotão da Formula 1 estará bem mais agitado do que agora.

A hipótese foi levantada no final da semana passada pelo jornalista brasileiro Livio Orrichio, que no seu sitio, compara Massa a D.Pedro de Alcântara, o futuro D. Pedro I do Brasil (e IV de Portugal) no seu "dia do Fico", a 9 de janeiro de 1822, sete meses antes da independência. Ou seja, a sua carreira seria prolongada por um ano e em troca, teria melhores condições das que tem agora. Ainda por cima, também veria regressar à Williams o engenheiro Paddy Lowe, que esteve na equipa até ao final do ano. E o detalhe é que iria para lá sem "anos sabáticos", do qual alguns engenheiros tem de passar, para evitar segredos industriais e algo semelhante. E também porque Pat Symmonds deseja reformar-se dentro em breve. 

Quanto a esta última parte... hoje foi confirmado. Symmonds vai se embora no final do ano e é uma questão de tempo até Lowe ir para ali. O resto, a acontecer, será por um valor interessante: sete milhões de euros. Pelo menos é isso que a Martini, o "major sponsor" da equipa, pretende pagar para manter Massa, porque pretende ter um piloto maduro para mostrar... o seu produto. É que Lance Stroll tem apenas 18 anos, e há certos lugares do mundo em que essa idade ainda não é a legal para que possam consumir álcool...

E resta saber se eles vão receber os motores de 2017 de graça. Pelos vistos, parece que sim, o que seria um grande alivio para o orçamento da marca.  

Claro, é uma grande história. Mas há quem afirme que tudo isto pode não passar de uma bela história... de Natal. Pelo menos, é o que se pode ler no sitio do Joe Saward. Segundo ele, um post escrito no mesmo dia em que o Livio Orrichio escreveu aquele que vos referi anteriormente, ele afirma que entre "clickbaits" para atiçar o pessoal em alturas do Natal para não deixarem de visitar os seus lugares - e até afirma que em breve ouviremos o mesmo em relação a Maurizio Arrivabene... - até considerar que as chances de Valtteri Bottas de aterrar naquele lugar são tão boas como as de... Forrest Gump. E ainda acaba com uma citação de Oscar Wilde, afirmando que "pior do que falar mal é não falar de forma alguma".

O sarcasmo britânico no seu melhor...

Mas, por muito que isto tenha mais ficção do que realidade (ou o seu contrário), isto é como as lendas: há sempre um fundo de verdade. Pode ser que é real, mas não da maneira como um "pinta". Pode ser que no final está tudo decidido a favor da solução mais simples, aquela que todos esperam desde o dia em que Nico Rosberg anunciou inesperadamente a sua retirada. E que só o vão anunciar mais tarde porque querem ver o circo a arder. É tão simples quanto isso.

Enfim, Bom Natal a todos.

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