sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A "bomba" Budkowski

Em Sepang, caiu uma bomba no meio das equipas da FIA. E um homem, até agora totalmente desconhecido, está nas bocas do mundo. O polaco Marcin Budkowski, que até agora era o diretor técnico da FIA, abandonou o seu cargo... sem grande aviso, diga-se de passagem. E as equipas foram apanhadas de surpresa. É que Budowski era o "policia" da FIA que se encarregava de saber se todos os chassis cumpriam os regulamentos.

Para piorar as coisas, as circunstâncias da sua saída são suspeitas. Budkowski ficou cim um "período de nojo" de apenas três meses, menos do que o normal (pelo menos 12 meses), e a grande suspeita é que ele poderá ter sido contratado pela Renault, a partir de janeiro, demasiado curto para que as equipas possam mexer nos seus chassis. Ao saber-se da noticia da demissão de Budowski, ainda o segundo treino livre estava a correr (antes de ser interrompido pela chuva), o Grupo de Estratégia estava reunida de emergência nas boxes da Williams, para discutir a situação.

"As pessoas que trabalham para a federação e que assumem responsabilidades tão importantes como as de Marcin, não deveriam ser autorizadas a trabalhar numa equipa de Formula 1 sem observar um ‘período de nojo’ de pelo menos um ano", dizia Eric Boullier, da McLaren. "Senão, como esperam que as equipas continuem a trabalhar com a FIA numa base de total confiança?!", continuou.

Outra fonte próxima do Grupo de Estratégia comentou ao site Motorsport.com: "Tudo isto tem a ver com confiança. Temos de falar com a FIA para vemos como avançaremos a partir daqui… Porque não podemos dar as nossas informações se há alguma hipótese de outra equipa ficar na posse delas. Se esse risco existe, então teremos de manter tudo secreto".

A razão pelo qual Budkowski tem um "período de nojo" inferior tem a ver onde o seu contrato foi assinado. Este aconteceu na Suíça, onde as leis do trabalho locais impedem que qualquer trabalhador fique parado por mais de três meses, ao contrário de, por exemplo, na Grã-Bretanha, onde as pessoas poderão ficar um ano paradas, naquilo que eles chamam de "gardening leave".

Agora, resta saber o que vai acontecer. Uma outra chance é que Budkowski poderá ter sido contratado por Ross Brawn para o grupo que ele criou para estudar as possíveis alterações da Formula 1 dentro do grupo Liberty Media. Se isso for o caso, então, as equipas poderão respirar um pouco melhor. Mas claro, nunca fiando...

Sem comentários: