segunda-feira, 26 de março de 2018

A imagem do dia

Não é fácil encontrar imagens de Elio de Angelis e Didier Pironi juntos, nos seus carros. Nunca partilharam um pódio, mas há duas corridas onde ambos deram nas vistas durante o curto espaço de tempo em que correram juntos, entre 1979 e 1982. A primeira foi o GP do Brasil de 1980, e a outra foi o GP de Itália de 1981, já o piloto francês estava na Ferrari, e passava por uma primeira temporada complicada na Scuderia, contra um péssimo carro, do qual Gilles Villeneuve, seu companheiro de equipa, fazia "impossíveis".

Mas decidi falar sobre o GP do Brasil de 1980. Disputado no decadente autódromo de Interlagos - onde se tentou boicotar a corrida, reclamando das más condições do circuito - a história desta corrida é interessante, e o que une ambos é que foram das corridas mais marcantes das suas carreiras. Para Elio, foi o seu primeiro pódio da sua carreira, na segunda corrida pela Lotus, e para Didier, era também a sua segunda corrida pela Ligier, e estava a caminho de um pódio se não tivesse tido um problema. 

Um furo lento e problemas na sua saia logo no inicio da corrida fizeram com que fosse para as boxes, caindo para o último posto. A partir dali, Pironi começou e escalar lugares atrás de lugares, para depois chegar aos pontos, acabando na quarta posição. Na sua frente, ficaram apenas René Arnoux, o vencedor, Elio e Alan Jones, que a bordo do seu Williams, acabaria o ano como campeão do mundo.

As prestações do italiano foram louvadas, e tornava-se no mais jovem piloto a subir ao pódio até então - tinha 21 anos. Quando a Pironi, o que tinha feito foi o suficiente para chamar a atenção de Enzo Ferrari, que o contratou para a sua equipa no ano seguinte... mesmo nas costas de Guy Ligier, seu patrão.

Se fosse vivo, Elio de Angelis faria hoje 60 anos, enquanto que Didier Pironi faria 66. De Angelis e Pironi nasceram no mesmo dia, com seis anos de diferença. Ambos morreram com 15 meses de diferença. O italiano em maios de 1986, o francês em agosto de 1987.

Sem comentários: