sexta-feira, 9 de março de 2018

WRC 2018: Rali do México (Dia 1, primeira parte)

Ao fim de cinco especiais realizadas nesta sexta-feira de manhã - hora do México - o espanhol Dani Sordo lidera o Rali do México com 16,6 segundos de vantagem sobre o Citroen de Kris Meeke e 17,9 sobre o outro Citroen de Sebastien Loeb, que faz aqui o seu regresso, após três anos de ausência.

O Rali do México está a ser mercado pelo regresso (parcial) de Sebastien Loeb aos ralis, a bordo de um Citroen C3 WRC da equipa oficial. O francês de 44 anos disse que os resultados modestos no "shakedown" e na primeira especial desta madrugada, em Leon - foi décimo, a 4,7 segundos do vencedor, Thierry Neuville - não foram mais do que uma postura cautelosa em relação ao rali e ao carro.

Eu não conhecia o traçado e também não tinha visto nenhum vídeo onboard, pelo que inicialmente apenas pensei em adaptar-me a esta especial sem correr riscos. Também tivemos que mudar a minha posição de condução porque ao início não tinha uma boa visão da estrada. Gradualmente fui ganhando algum ritmo ao longo das cinco passagens que completei. Ainda é difícil saber onde vou estar em termos de classificação. De qualquer modo, há que entrar no ritmo de imediato!”

Com Neuville na frente, os pilotos rumaram para as classificativas do dia, entre os quais duas passagens pelo mítico El Chocolate, com 31,44 quilómetros. Mas logo na primeira especial do rali, que tinha acontecido no dia anterior nas ruas de Leon, Thierry Neuville conseguiu ser mais veloz do que Ott Tanak por 1,9 segundos, com o Ford de Sebastien Ogier a ser o terceiro, 0,1 segundos atrás.

Com os carros na estrada, Kris Meeke passou ao ataque, vencendo na primeira passagem por Duarte - Derramadero, ganhando 2,8 segundos sobre Dani Sordo e 4,3 segundos sobre Sebastien Loeb, no outro C3 WRC. Depois veio a primeira passagem por El Chocolate, onde Dani Sordo respondeu e venceu a especial com 11,1 segundos de vantagem sobre Elfyn Evans, com Kris Meeke a ser o terceiro, a 11,3 e Loeb o quarto, a 14,6 segundos. Com isto, Sordo era agora o novo líder, a 9,5 segundos de Meeke, com Evans a 15,2 e Loeb a 16,3.

Na quarta especial, Sordo continuava a vencer, desta vez dando 1,9 segundos a Loeb e 3,4 a Tanak, com Ogier a ser apenas oitavo, perdendo mais 10,3 segundos. Evans acabou por parar na especial, não se sabendo se irá ou não continuar.

O veterano francês estava a gostar do que fazia: "Tudo bem, o sentimento foi bom, tive um pouco de medo por causa dos pneus, porque a especial é incrivelmente rápida. Não imaginei que os obstáculos fossem tão altos num carro como esse", afirmou.

Já Sordo estava mais... aliviado: "Eu não fiz muito bem nesta especial. Eu não estou feliz, mas sobrevivi. Posso ir um pouco mais rápido em [certos] lugares. Preciso agradecer a equipa, eles ajudaram muito", afirmou.

No final da manhã, os pilotos voltaram a Leon para nova passagem pela especial desenhada no centro da cidade, onde o melhor foi... Teemu Suninen, que venceu com 0,1 segundos sobre Andreas Mikkelsen. A especial ficou marcada pelos problemas de motor de Thierry Neuville, que perdeu 26,5 segundos, e o faz cair para o nono lugar da geral, a mais de um minuto da liderança. E para piorar a situação, o piloto belga magoou-se na porta do carro e teve que ser asssistido...

O rali prossegue na parte da tarde no México, madrugada em Portugal, com a realização de mais quatro especiais.

Sem comentários: