segunda-feira, 17 de junho de 2019

WRC 2019 - Rali da Sardenha (Final)

Quando tudo parecia que o triunfo iria cair nas mãos de Ott Tanak... a sua direção assistida deixou-o mal em pleno Power Stage, e o lugar mais alto do pódio acabou por ficar, de forma inesperada, nos braços da Hyundai e de Dani Sordo, que conseguiu assim a sua primeira vitória do ano. Ainda assim, o quinto lugar de Tanak, que foi final, tornou-se suficiente para sair da Sardenha com o comando do campeonato. Mas como já aconteceu no passado noutras categorias, ver a vitória alterar-se à vista da meta ainda é algo inesperado.

Com 25,9 segundos de diferença entre Tanak e Sordo, o dia de domingo começaa com duas passagens por Cala Flumini e Sassari - Argentiera, uma delas como Power Stage. Andreas Mikkelsen entrou o dia a ganhar, talvez para apanhar Elfyn Eans no quarto posto. Contudo, aqui, a diferença entre ambos foi de 0,2 segundos, com Tanak a ser terceiro, 3,5 segundos atrás e com uma toada conservadora. A mesma coisa aconteceu nos três especiais seguintes, mas só deu certo na última especial quando o norueguês apanhou o piloto galês da Ford. Mas essa recuperação ficou ensombrada pelos eventos do Power Stage, que lhe deu um inesperado terceiro lugar final.

"É inacreditável. Eu não tenho palavras para descrever isso. Mesmo com o erro de Tanak, é incrível ganhar. Sinto muito pelo Ott.", disse Sordo no final do rali, com esta vitória a cair ao seu colo. E é verdade: antes da Power Stage, o estónio tinha 26,7 segundos de vantagem sobre Sordo, e tinha tudo para ganhar. E ali perdeu mais de dois minutos e doze segundos, devido a uma falha na direção, algo do qual também Jari-Matti Latvala também sofreu, na sexta-feira.

Parece que Jari-Matti Latvala e o Ott Tanak tiveram o mesmo problema. Não é algo que já tenhamos visto antes. Tudo o que sabemos é que os componentes que vieram a este rali eram todos do mesmo grupo. Vamos investigar, mas hoje é difícil dizer o que é. Precisamos de verificar tudo”, disse o engenheiro-chefe da Toyota, Tom Fowler.

No final, a diferença entre Sordo e Suninen, o segundo classificado, foi de 13,7 segundos, com Mikkelsen a ser terceiro, a 32,6 segundos, mais 0,9 sobre Elfyn Evans. Tanak era quinto, a um minuto e 32 segundos, na frente de Thierry Neuville, a dois minutos e 16 segundos. Esapekka Lappi foi o sétimo, a dois minutos e 59 segundos, na frente de Kris Meeke, a quatro minutos e 40. E a fechar o "top ten" ficaram os Skoda do finlandês Kalle Rovanpera e de Jan Kopecky, respectivamente, a oito minutos, 24,6 segundos e oito minutos, 49,2.

Agora, o WRC descansa por mais de um mês, até à Finlândia, onde decorrer o rali local entre os dias 1 e 4 de agosto.

Sem comentários: