quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Noticias: W Series ganha pontos para a Super Licença

Aos poucos, a W Series, a competição totalmente feminina, vai ganhando reconhecimento. Depois de ter mais duas provas nas Américas, incluídas no calendário do fim de semana na Formula 1, agora, a FIA fez saber que faz parte dos critérios para obter a Superlicença. A série recebeu um sistema de pontuação de 15-12-10-7-5-3-2-1 pela FIA, que a coloca em pé de igualdade em competições como a NASCAR Cup, Indy Lights, Fórmula Renault Eurocup, Euroformula Open, Super Fórmula Lights, Supercarros australianos e o WTCR.

Os resultados contam a partir desta temporada, o que beneficiará as pilotos que entraram nesta temporada. 

Para Catherine Bond Miur, esta noticia só em aumentar a importância e a necessidade deste campeonato.

Estamos muito satisfeitos que a FIA tenha tomado a decisão de conceder pontos para a Superlicença às pilotos mais bem-sucedidas na W Series a partir da temporada 2020, aumentando assim a importância da W Series como um campeonato para pilotos que aspiram competir em campeonatos maiores”, começou por dizer.

De facto, agora que as oito primeiras no campeonato ganharão pontos para a Superlicença, a W Series tornou-se um degrau ainda mais importante na escada do automobilismo para pilotos do sexo feminino, cuja ambição é correr e um dia derrotar pilotos do sexo masculino na FIA Formula 3 Championship, que é logicamente o próximo degrau.

Para o consultor David Coulthard, esta inclusão da competição no sistema de pontos da Super Licença só trará benefícios para as concorrentes e legitimidade para a competição. “Pessoalmente, estou muito satisfeito que a W Series tenha sido reconhecida pela FIA através da alocação de pontos para a Superlicença, o Santo Graal na aspiração de qualquer piloto para se tornar um piloto de Fórmula 1.

“Independentemente de onde as nossas atuais pilotos da W Series possam competir no futuro, a decisão da FIA confirma minha crença absoluta de que a W Series é essencial no desenvolvimento de talentos femininos, dando às pilotos a oportunidade de desenvolver as suas habilidades para se tornarem pilotos profissionais de sucesso no futuro”, concluiu o ex-piloto escocês.

A competição de 2020 arranca a 30 de maio, no Igora Drive, em São Petersburgo, e termina a 31 de outubro, no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México.

Sem comentários: