sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

WRC 2020 - Rali de Monte Carlo (Dia 2)

Após oito especiais, há um duelo entre os três primeiros classificados pela liderança do Rali de Monte Carlo. O galês Elfyn Evans, o francês Sebastien Ogier, e o belga Thierry Neuville estão separados por pouco mais de dez segundos, com vantagem para o francês da Toyota. O veterano Sebastien Loeb não está muito longe deles, a 57,1 segundos, mas as especiais de hoje ficam marcados pelo espectacular acidente de Ott Tanak na quarta especial, onde destruiu o seu Hyundai i20 WRC, acabando ambos internados no hospital por precaução.

Depois de duas especiais onde Neuville aproveitou bem uma escolha de pneus que permitiu cavar uma vantagem de 25 segundos, o dia de hoje começou com... Elfyn Evans. O terceiro piloto da Toyota triunfa no percurso Curbans-Venterol, 2,1 segundos na frente de Sebastien Loeb e 5,2 sobre Ott Tanak. Na especial seguinte, a primeira passagem por St-Clément-sur-Durance-Freissinières, Evans volta a triunfar, 3,4 segundos na frente de Ogier, enquanto Neuville era terceiro, a 8,8 segundos. E foi aí que Tanak teve o seu espectacular acidente.

No final da manhã, na primeira passagem por Avançon-Notre-Dame-du-Laus, Evans volta a vencer, com 4,2 segundos na frente de Ogier. Ele lidera com 8,9 segundos sobre Neuville, e Ogier era terceiro, a 9,7.

Na parte da tarde, as segundas passagens pelas especiais da manhã, Ogier passou ao ataque. Venceu a sexta especial, "comendo 6,4 segundos a Evans e ficando a 3,3, e na sétima, voltou a triunfar, mas apenas ganhou 0,6 segundos ao galês, deixando Neuville a 2,9. No final do dia, na segunda passagem por Avançon - Notre-Dame-du-Laus, os 4,9 segundos entre Ogier e Evans foram suficientes para ficar com a liderança do rali, 1,2 segundos separam ambos os pilotos, com Neuville a 6,4.

Resumindo o dia, o francês afirmou: “Foi uma manhã difícil. Tivemos algum cuidado com as notas que tínhamos da equipa de batedores. Ou seja, não puxamos. Depois mexemos na afinação do carro e tivemos mais confiança nas notas. Senti-me melhor. Quanto à escolha de pneus, não foi a ideal, mas no fim não foi a pior.

Depois dos quatro primeiros, o Ford de Esapekka Lappi é o quinto, a 1.45,9, na frente dos Toyotas da Kalle Rovanpera (a 2.08,8) e do japonês Katsuta Takamoto (a 4.59,4), enquanto Eric Camili é o oitavo e o melhor dos R5, no seu Citroen C3, a 7.06,6. A fechar o "top ten" estão o francês Nicolas Ciamin (a 8.00,4) e o norueguês Mads Ostberg (a 8.45,1), ambos em Citroen C3 R5.

O Rali de Monte Carlo prossegue amanhã, com a realização de mais quatro especiais.

Sem comentários: