quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Dakar: Straver em morte cerebral

Quase uma semana depois do acidente de Edwin Straver, motard holandês de 48 anos, há novidades sobre o seu estado. E infelizmente, não são boas. O piloto, de 48 anos, foi encontrado inconsciente ao quilómetro 120 da 11ª etapa, na quinta-feira passada, e foi transportado em estado critico depois de ter estado dez minutos em paragem cardio-respiratória. Agora, informações vindas do hospital confirmam que o piloto está em morte cerebral.

O piloto foi encontrado e socorrido pelo português Mário Patrão, que na altura, disse no jornal Observador que andou a prestar ajuda até à chegada das equipas médicas.  “Estava a ir no meu ritmo e ao quilómetro 120, enquanto estava a tentar encontrar um waypoint [ponto de passagem obrigatória], vi um piloto caído, chamei de imediato a equipa médica e estive a prestar auxílio até à sua chegada. Senti a pulsação no pescoço dele assim que me aproximei, mas, de repente, deixei de sentir”, contou o piloto de Seia no final dessa tirada.

Piloto amador, Straver tinha vencido a categoria Original by Motul em 2019. Apesar de ainda não ter sido totalmente declarada, arrisca a ser a segunda fatalidade do Dakar depois de Paulo Gonçalves, no passado dia 12, na sétima etapa do Dakar saudita.

Sem comentários: