quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Formula E: Vandoorne é pole na última corrida do ano

O belga Stoffel Vandoorne deu à Mercedes o primeiro lugar da grelha na última qualificação do ano, que aconteceu no inicio desta tarde em Berlim. O ex-piloto da McLaren na Formula 1 superou Sebastien Buemi na luta pela pole-position, com René Rast, da Audi, a ser terceiro. António Félix da Costa, o novo campeão, não teve uma grande qualificação e largará de 21º.

Aliás, o primeiro grupo não conseguiu fazer uma qualificação decente, pois todos os seus pilotos - Felix da Costa, Oliver Rowland, Jean-Eric Vergne, Mitch Evans, André Lotterer e Max Günther acabaram no fundo da grelha. Apesar de terem largado no último instante e marcarem voltas, não conseguiram fazer algo decente em termos de tempos. Quando Max Gunther conseguiu 1.16,134, 42 centésimos mais veloz de António Félix da Costa, toda a gente viu que por ali, não iria haver bons tempos para a SuperPole.

No Grupo 2, com Lucas Di Grassi, Sebastien Buemi, Stofel Vandoorne, Robin Frijns, Sam Bird e Alexander Sims, e também começando tarde as voltas cronometradas, Buemi mostrou que ele era bastante melhor, fazendo 1.15,660, 57 centésimos mais veloz que o belga da Mercedes. Aliás, todos os integrantes desse grupo foram mais velozes que o grupo anterior expulsando-os da luta pela SuperPole.

O terceiro grupo, que tinha Nyck De Vries, Edoardo Mortara, Jerome D’Ambrosio, René Rast, Alex Lynn e Neel Jani, começou a sair da pista e beneficiar da aderência da pista, maior à medida que circulavam mais carros. Rast marcou um tempo que lhe dava de imediato o segundo posto, 28 centésimos mais veloz que Buemi, com De Vries a conseguir o quarto melhor tempo, colocando-se no grupo que poderia passar à fase final.

Os últimos a saírem para a pista na primeira fase - Daniel Abt, Felipe Massa, Oliver Turvey, Nico Müller, Tom Blomqvist e Sergio Sette Câmara - não conseguiram alterar muito as coisas. O melhor foi o brasileiro Sette Câmara, com o nono tempo, e os outros ficaram atrás, mas não muito.

Para a SuperPole: Buemi, Rast, Vandoorne, De Vries, Frijns, Mortara.

Ali, Mortara foi o primeiro, fazendo 1.16,055, sem ser brilhante, e dando espaço para outros melhorarem. Frijns aproveitou e fez 1.15,867 e foi para a frente. De Vries foi ainda mais competitivo, fazendo 1.15,738, mas foi Vandoorne que fez as contas finais ao fazer 1.15,468 e ficar com o primeiro lugar, resistindo às tentativas dos que faltavam para o desalojar, como René Rast e Sebastien Buemi, este último a fazer 1.15,527 e a ficar a seu lado na primeira fila da grelha de partida. 

A última corrida da Formula E acontece este final de tarde, pelas 18 horas de Lisboa, e pode ser visto na Eurosport.  

Sem comentários: