quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Formula E: Rowland vence em Berlim, AFC fica pelo caminho

A penúltima prova da Formula E nesta temporada trouxe Oliver Rowland como vencedor da corrida que aconteceu nesta quarta-feira, numa pista desenhada no aeroporto de Tempelhof. A Techeetah, que queria conseguir mais pontos para ser campeã de construtores, acabou por levar zero, primeiro, por causa dos problemas na qualificação, depois por causa da penalização de Jean-Eric Vergne e de António Felix da Costa, que estava à porta dos pontos, mas na última volta, ficou sem energia e não cruzou a meta. 

Na terceira pista diferente no circuito alemão, com 2,5 quilómetros e mais algumas curvas para os pilotos lidarem, a organização esperava que esta prova fosse tão excitante como as outras quatro. Com tanto calor como nas quatro outras corridas, 

Na partida, Rowland saiu bem, seguido por Frijns e Jani, enquanto atrás havia batidas em alguns pilotos. Felix da Costa subia para 16º devido a ter escapado a esses incidentes, e no inicio da segunda volta, Gunther, um dos carros envolvidos no acidente na primeira volta, caiu para o fundo do pelotão devido aos danos sofridos no seu BMW.

Na frente, Frijns tentava apanhar Rowland, mas era complicado. Cinco minutos depois, Nico Muller foi o primeiro a usar o Attack Mode, antes na volta seguinte, Neel Jani ter ido também ao Attack Mode e tentar superar os dois primeiros. Frijns foi a seguir, reagindo ao Attack Mode de Jani, para não perder o segundo posto. Quando Rowland foi ao Attack Mode, Frijns reagiu, mas o britânico conseguiu defender-se.

Nos minutos que passaram, havia mais ritmo, mas não muitas ultrapassagens. Di Grassi acabou com um furo depois de tentar passar Felix da Costa, e caiu ao final do pelotão. O incidente foi investigado, numa altura em que o português voltou ao Attack Mode, e subir para 12º, antes de ser passado por Sims.

Na frente, Rowland aguentava Frijns e os Porsche. Jani foi ao Attack Mode e perdeu o terceiro posto para Lotterer, Lynn e Rast. Faltavam 17 minutos para o final da corrida, e aproveitaram para os da frente irem para conseguir mais energia para superarem uns aos outros. O alemão da Audi ficava com o terceiro posto, na frente dos Porsche e os aguentava, pois estavam em Attack Mode. Pouco depois, foi passado por Lotterer.

Na parte final da corrida, Buemi foi o primeiro dos pilotos que saíram do fundo do pelotão a chegar aos pontos, enquanto Rast atacava Lotterer para ver se conseguia um pódio para a Audi, pois estava em Attack Mode. A briga acabou com o alemão da Audi a levar a melhor, ultrapassando-o na última volta, depois de alguns toques. Mas na frente, Rowland levou a melhor, vencendo para a Nissan, na frente de Frijns. 

Amanhã, a Formula E termina a sua saga em Berlim.

Sem comentários: