segunda-feira, 31 de agosto de 2020

The End: Fritz D'Orey (1938-2020)


O antigo piloto brasileiro Fritz D'Orey, que correu de modo privado na temporada de 1959, morreu esta segunda-feira aos 82 anos em Cascais, onde morava há muitos anos. Ele lutava há alguns anos contra um cancro, rodeado pela sua familia.

Nascido a 25 de março de 1938 em São Paulo, e filho de portugueses que se dedicaram ao comércio automóvel, estudou no tradicional Colégio São Luis, em São Paulo, e fez os seus estudo universitários no Wharton College, em Pennsilvânia, nos Estados Unidos. Fritz D'Orey teve uma breve carreira automobilística no final dos anos 50 e começou ainda em Interlagos, correndo contra pilotos como Camilo Cristofaro e Chico Landi. Pouco depois, no inicio de 1959, numa corrida em Buenos Aires, esteve com Juan Manuel Fangio, que recomendou correr na Europa. O que fez, ao lado de Christian "Bino" Heins.

Com uma vitória em Siracusa, com um carro de Formula Júnior, fez um acordo com a Scuderia Centro Sud, onde andou num Maserati 250F a partir do GP de França, onde fez a sua estreia na Formula 1. Acabou a prova no décimo posto, e correu na prova da Grã-Bretanha, onde não terminou. Só voltou a competir em Sebring, na última prova do ano, não chegando ao fim.

As suas prestações foram os suficientes para ser contratado pela Ferrari para a sua equipa de Endurance, onde correu nas 12 horas de Sebring. Mas quando participava nas 24 horas de Le Mans, um acidente a 270 km/hora deixou-o com diversos ferimentos e uma recuperação que durou vários meses. No final, acabou por se retirar do automobilismo de modo precoce, regressando ao Brasil e dedicando-se à construção civil até se reformar e morar em Portugal.

Sem comentários: