sábado, 24 de abril de 2021

Formula E: Vandoorne pole, mas é desclassificado. Felix da Costa herda posição


O belga Stoffel Vandoorne foi o poleman na primeira corrida da Formula E em Valencia, mas o piloto da Mercedes foi logo depois desclassificado devido a "problemas na identificação dos pneus". Com isso, o primeiro lugar da grelha foi herdado por António Félix da Costa, que à chuva, irá largar na frente da grelha. Atrás de si estará o outro Mercedes de Nyck de Vries.

Pela primeira vez na história, a Formula E iria correr numa pista permanente, pois a prova iria ser no circuito Ricardo Tormo, numa variação da pista que permitia os carros andarem só se preocupando com a gravilha e não com barreiras de proteção. Mas a chuva fez a sua aparição na zona neste final de semana e poderia baralhar as coisas.

No Grupo 1, que tinha  Stoffel Vandoorne, Nyck de Vries, Robin Frijns, Pascal Wehrlein, Sam Bird e Mitch Evans, os Mercedes deram nas vistas ao conseguirem os melhores tempos. Vandoorne foi o mais rápido, com 1.26,8, seguido pelo companheiro De Vries. Wehrlein foi o terceiro e o único com hipóteses para passar à SuperPole. Para o Grupo 2, com os DS Tescheetah de António Félix da Costa e Jean-Eric Vergne, o Nissan de Oliver Rowland, o Mahindra de Alexander Sims, o Audi de René Rast e o Venturi de Edoardo Mortara, o português conseguiu o melhor tempo do grupo, que o colocava no segundo posto da geral, a 41 centésimos de Vandoorne, seguido por Rowland e Sims, que tinham tempos semelhantes, que permitiam sonhar com essa chance. Em contraste, ergne fe o quarto melhor tempo no grupo e as suas chances diminuíam.

Com o Grupo 3, que tinha Max Günther (BMW Andretti), Sébastien Buemi (Nissan), Oliver Turvey (NIO), Sérgio Sette Câmara e Nico Muller (Dragon) e Lucas Di Grassi (Audi), o suíço da Dragon melhorou o seu desempenho nos tempos livres, seguido por Buemi, ambos com chances para irem à SuperPole, já que os outros pouco podiam faer por causa dos seus tempos. E do Grupo 4, com Tom Blomqvist, Alex Lynn, Nick Cassidy, Norman Nato, Jake Dennis e André Lotterer, apenas o britânico da Mahindra é que teve tempo para ir mais adiante.

Assim sendo para a SuperPole foram Vandoorne, Lynn, Felix da Costa, De Vries, Gunther e Buemi.

O Mercedes de De Vries foi o primeiro na pista e andou bem com o tempo de 1.26,730, colocando a fasquia bem alta. Buemi tentou, mas não conseguiu, mas quando foi a e de Felix da Costa, este conseguiu um tempo melhor: 1.26,494. Contudo, a seguir apareceu Vandoorne, que conseguiu um tempo 28 centésimos melhor e ficou com a pole-position e os três pontos.

Mas pouco depois, a organização decidiu anular o seu tempo, ao verificar que os pneus usados não eram aqueles que tinham sido fornecidos pela organização. Por causa disso, irá largar de último na grelha e o piloto português conseguia assim, na "secretaria", a quinta pole da sua carreira e a primeira da temporada.

Infelizmente, um erro na documentação técnica significa que os tempos de classificação do Stoffel foram apagados, significando que a atuação brilhante na qualificação não o deixará na pole-position”, escreveu a Mercedes nas suas redes sociais. “Ao invés disso, larga na 24ª posição. Vamos seguir lutando enquanto equipa”, concluiu.

A corrida acontece pelas 14 horas de Lisboa.

Sem comentários: