sexta-feira, 11 de junho de 2021

Vende-se: Tyrrell P34 Continuation


O Tyrrell P34 é, sem dúvida, um dos mais originais da história da Formula 1 e do automobilismo em geral. O carro de seis rodas, desenhado por Derek Gardner e usado nas temporadas de 1976 e 77, foi um bólido que deu nas vistas pela sua ousadia. As seis rodas, quatro delas na frente, seriam para diminuir a subviragem nas curvas, e evidentemente, aumentar a superfície de contacto com o asfalto. Estreado no GP de Espanha de 1976, conseguiu uma vitória no GP da Suécia desse ano e foi pilotado por gente como Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.

Contudo, este modelo não foi pilotado por nenhum destes pilotos, e na realidade, poderia ser uma réplica. Mas não é: trata-se de um modelo "continuation", ou seja, um carro feito a partir dos desenhos originais do bólido, e usando todos os materiais e seguindo os números do chassis. Tem caixa de velocidades da Hewland, motor Ford V8 DFV, pneus Avon de dez polegadas, chassis em alumínio, tudo como foi feito há 45 anos.

A ideia foi do americano Jonathan Holtzman, que sentiu um vazio ao ver que não existia nenhum P34 a competir nod Formula 1 históricos e nem sequer havia a possibilidade de adquirir um, visto que a sua maioria estão em museus (um deles está na posse do próprio Jody Scheckter, na sua coleção particular). Ao todo a Tyrrell produziu sete chassis, mas apenas cinco exemplares sobreviveram até aos nossos dias. E este está à venda na RM Sothebys ao preço de...  1.750.000 libras, cerca de 2.037.000 euros. Além disso, é ainda elegível para todas as provas de Fórmula 1 históricos.

Sem comentários: