sábado, 10 de julho de 2021

Formula E: Nick Cassidy foi o melhor na qualificação nova iorquina


O neozelandês Nick Cassidy, da Virgin, foi o melhor na primeira qualificação americana, que aconteceu nesta tarde em Brooklyn. Ele conseguiu ser mais veloz que Sebastien Buemi, mas um erro do piloto suíço na sua volta decisiva, deitou tudo a perder. Quanto a António Félix da Costa, no seu DS Techeetah, não conseguiu melhor que o 13º posto da grelha, um lugar na sétima fila, bem melhor que Edoardo Mortara, o atual líder, que bateu e acabou com o último tempo da qualificação.

Com qualquer um a ter uma grande chance de liderança, depois de ter saído de Puebla com os primeiros ao alcance de uma mera vitória, a qualificação americana iria ser bem interessante para saber quem se sairia melhor na luta pelo título. 

Para o Grupo 1, que tinha Edoardo Mortara, Robin Frijns, António Félix da Costa, René Rast, Mitch Evans e Nyck de Vries, todos decidiram sair cedo para a pista, para fazer pelo menos duas voltas, excepto o piloto português, que fez uma. Contudo, foi Frijns que saiu melhor, 0,1 segundos mais lento que Félix da Costa. Mortara foi o pior de todos e ele, definitivamente, não iria participar na SuperPole.

No Grupo 2, com toffel Vandoorne, Jake Dennis, Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne, Sam Bird e Pascal Wehrlein, havia dúvidas sobre a presença de Bird, que se acidentara no primeiro treino livre, mas ele fez a suas voltas. Contudo, azar dos azares, o Nissan de Rowland bateu forte na traseira dele e ambos ficaram de fora. Bandeiras vermelhas por parte dos comissários, e nova tentativa para os pilotos desse grupo. Ali, Jean-Eric Vergne brilhou, marcando um tempo 0,4 melhor que o de Robin Frijns. 

Para o terceiro gripo, com Lucas Di Grassi, Nick Cassidy, Alexander Sims, Alex Lynn, Maximilian Günther, André Lotterer, os pilotos andaram bem distantes uns dos outros para evitar surpresas desagradáveis. Cassidy foi o melhor nesse grupo, mas não bateu Vergne na geral, Max Gunther ficou a seguir.

A parte final, com os pilotos que sobraram - Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Sébastien Buemi, Norman Nato, Tom Blomqvist, Joel Eriksson - houve uma surpresa agradável, com Buemi a fazer o melhor tempo desta qualificação. Mas foi o único que avançou. 

Na SuperPole, entraram Buemi, Vergne, Wehrlein, Cassidy, Gunther e Lynn.

Aqui, o primeiro na pista foi o piloto britânico da Mahindra, onde conseguiu 1.09,538, um tempo razoável. Aguentou Gunther, que foi 76 centésimos mais lento, mas Nick Cassidy fez um tempo canhão que o colocou na pole, com 1.09,338. Vergne e Wehrlein também foram à pista para o tentar deslojar, mas sem sucesso. Assim, o piloto da Virgin conseguiu levar a melhor pela primeira vez na temporada. 

Sem comentários: