terça-feira, 6 de julho de 2021

MotoGP: Austrália cancelado, Portimão de volta


Como seria de esperar, com o cancelamento do GP da Austrália de Formula 1, também foi cancelado o equivalente da Moto GP, que aconteceria a 7 de novembro no circuito de Philip Island, nos arredores de Mebourne. Para o seu lugar, regressa o Autódromo de Portimão, que será o palco do GP do Algarve, a penúltima prova do ano, uma semana antes do seu encerramento, em Valencia, no circuito Ricardo Tormo.  

Tal como aconteceu no caso da Formula 1, a razão é a mesma: a atual pandemia de Covid-19 e as consequentes complicações de viagem e restrições logísticas. E isso significou que não era possível confirmar a viabilidade do evento para este ano. Outra alteração no calendário foi que o GP da Malásia, no circuito de Sepang, terá lugar uma semana antes do previsto anteriormente, de 22 a 24 de Outubro, imediatamente a seguir ao Grande Prémio da Tailândia.

Carmelo Ezpeleta, presidente da Dorna, explicou as alterações ao calendário:

"Temos estado de conversações com a Cooperação do Grande Prémio da Austrália e finalmente, acabou por não ser possível confirmar as datas, e fomos obrigados a cancelar o Grande Prémio porque eles não podiam confirmar o acordo que nos permitiria ir a Phillip Island no fim do ano.”, começou por dizer.

"O problema prende-se, principalmente, com a bolha de segurança da comunidade de MotoGP, que é muito difícil implementar em Phillip Island, que só tem uma quantidade de pequenos hotéis Residenciais dispersos e os participantes teriam depois que ir abastecer-se a lojas ou supermercados, que seria impossível de implementar em segurança. Assim, juntamente com a Comissão Australiana dos Grandes Prémios, tomámos a triste decisão de cancelar o Grande Prémio este ano e passar para o ano que vem."

"Já tínhamos anunciado que a Tailândia teria lugar uma semana mais tarde e depois iremos à Malásia uma semana mais cedo, para juntar a Tailândia e Malásia e, finalmente, depois do cancelamento e a mudança de data posterior, a outra possibilidade vinha a ser discutida com a organização do Circuito de Portimão. Finalmente, tomámos a decisão de realizar outra corrida no Circuito de Portimão na semana antes de Valência, o que permite manter o número de corridas projetado para 2021.”, concluiu.

Desconhece-se se a segunda corrida em solo português terá ou não público, mas tudo indica que acontecerá, ao contrário do que sucedeu na primeira visita, em abril. 

Sem comentários: