sábado, 14 de agosto de 2021

Formula E: DS Techeetah dominam na qualificação alemã


Jean-Eric Vergne foi o poleman na primeira corrida de Berlim, dando à DS Techeetah a primeira fila da grelha, pois António Félix da Costa largará a seu lado na prova que acontecerá no aeroporto de Tempelhof. Aparentemente, nesta ronda final de um campeonato tremendamente equilibrado, parece que os carros franco-chineses poderão ter a vantagem que pretendem para voltar a vencer o campeonato, numa corrida que acontecerá no inicio deste sábado.

Numa qualificação onde normalmente, os carros do Grupo 1 são os mais prejudicados na saída para a pista, desta vez não foi assim. Num grupo que tinha  Nyck de Vries, Robin Frijns, Sam Bird, Jake Dennis, António Félix da Costa e Alex Lynn, o português conseguiu se destacar frente aos rivais, com um tempo de 1.06,486, 0,3 segundos mais veloz que Jake Dennis. De Vries e Lynn ficaram logo atrás.

No Grupo 2, com Nick Cassidy, Mitch Evans, Edoardo Mortara, René Rast, Pascal Wehrlein e Jean-Éric Vergne, o francês fez 1.06,239, seguido por Mortara e Evans. Mas havia mais expectativas para o Grupo 3, que tinha Stoffel Vandoorne, Lucas Di Grassi, Maximilian Günther, Oliver Rowland, André Lotterer e Alexander Sims. Ali, com a pista em melhores condições, esperava-se que eles fizessem melhores tempos, mas apenas Lucas di Grassi, com 1.06,555, marcou um tempo entre os primeiros. Max Gunther veio a seguir, mas ficou logo de fora da SuperPole, com o oitavo melhor tempo.

Por fim, o Grupo 4, com Sébastien Buemi, Norman Nato, Sérgio Sette Câmara, Oliver Turvey, Tom Blomqvist e Joel Eriksson, Nato foi o melhor, conseguindo um tempo nos seis melhores, um milésimo de segundo na frente de Mortara. Buemi foi o terceiro melhor, conseguindo 1.06,509 e também a passagem para a SuperPole.

No final, os seis escolhidos foram Vergne, Nato, Mortara, Da Costa, Buemi e Di Grassi.

Na rodagem final da qualificação, os DS Techeetah mostraram quem mandava ali, com Félix da Costa a fazer 1.06,300, sem que os outros pudessem bater. Sebastien Buemi até roçou o muro, na sua tentativa de fazer a sua melhor volta. Mas o melhor foi deixado para o final, quando Jean-Eric Vergne tirou do português o primeiro lugar, ficando com os três pontos da pole-position, e o tempo de 1.06,227, 73 centésimos mais veloz que o seu companheiro de equipa.

No final, o francês estava feliz, mas confessava não ter grandes explicações pela primeira fila só deles.

Nós já sabíamos que seria importante vir aqui e já fazer a pole para conseguir esses pontos, além de ficar na melhor posição possível para vencer. Precisamos fazer nosso trabalho e conseguir o maior número possível de pontos. Não dá para entender ainda como estamos tão rápidos aqui, mas não tanto noutros lugares. Mesmo assim, eu aceito [a pole]”, comentou.

A corrida acontecerá pelas 14 horas de Lisboa, na Eurosport 2. 

Sem comentários: