sexta-feira, 13 de agosto de 2021

WRC 2021 - Rali de Ypres (Dia 1)


Thierry Neuville lidera o Rali de Ypres, realizadas que estão sete das oito especiais desta sexta-feira, já que a última especial do dia foi cancelado por motivos de segurança. O piloto da Hyundai tem uma vantagem de 7,6 segundos sobre o irlandês Craig Breen e 31,2 segundos sobre Ott Tanak, numa tripla totalmente da Hyundai, que conseguiu superar o melhor dosToyota, o de Kalle Rovanpera, quarto a 32,6 segundos.

Com os Hyundai a querer fazer algo depois do que aconteceu nos últimos ralis, com os Toyotas de Sebastien Ogier e Kalle Rovenpera a levarem a melhor, especialmente este último no rali da Estónia, os carros coreando partiram ao ataque, começando com o rapaz da casa, Thierry Neuville. Mas foi Tanak a começar bem, vencendo a primeira especial, a primeira passagem por Reninge - Vleteren, com um avanço de 2,3 segundos sobre Neuville. Craig Breen foi o terceiro, a 2,5 segundos.

Breen passou ao ataque na segunda especial, a primeira passagem por Westouter - Boeschepe, e triunfou, apenas 0,9 segundos superior a Neuville, mas sete segundos melhor que o terceiro classificado, o Toyota de Elfyn Evans. Com isto, o irlandês ia para a frente, mas apenas 0,7 segundos mais veloz que Neuville. A terceira especial, a primeira passagem poe Kemmelberg, ficou marcado pelo acidente de Adrien Formaux, da Ford, que destruiu o seu Fiesta e o obrigou a abandonar. Também na especial, Sebastien Ogier sofria um furo e perdia 12,2 segundos, caindo um pouco mais na classificação geral.

Por fim, no final da manhã, na primeira passagem por Zonnebeke, Neuville ganhou a especial, 1,3 segundos na frente de Ott Tanak, e ia para a frente do rali, 0,4 segundos na frente de Craig Breen.  

"Classificativa  muito boa para nós. Tudo está sob controle. Poderíamos ir mais rápido, mas não há necessidade ainda - eu só quero mantê-lo suave e limpo e aproveitar.", disse Neuville, 

Breen, em contraste, não estava muito satisfeito com o que se passou.

"Essa foi a pior fase da especial para mim. Peguei algumas referências idiotas do R5 e você precisa estar muito mais confiante com o aerodinâmico em alguns lugares. Foi uma boa primeira passagem."

A segunda passagem pelas classificativas da manhã começa com Neuville a levar a melhor sobre Breen em Reninge - Vleteren 2, e quatro segundos exatos sobre Tanak e Kalle Rovanpera. Neuville voltou a triunfar em Westouter - Boeschepe 2, 1,5 segundos na frente de Craig Breen e 2,6 sobreSebastien Ogier, com o belga a aumentar a sua vantagem, acabando no final do dia com os 7,6 que foram anteriormente referidos, numa especial - a segunda passagem por Kemmelberg - marcada pela paragem forçada de Teemu Suninen, por causa de um sobreaquecimento no motor, depois de sofrer um furo.

Depois dos quatro primeiros, Rovanpera tem Evans (a 33,4) e Ogier (a 39,4) muito perto uns dos outros, na luta pelo melhor dos Toyota. Katsuta Takamoto é o sétimo, a 1.24,5, muito longe de Pierre Loubet, oitavo a 2.50.0, no quarto carro a Hyundai. Yohan Rossel é o nono, a 5.28,2 e o melhor dos WRC2, na frente de Oliver Solberg, no Hyundai i20 R5, a 5.44,9.

O rali de Ypres prossegue amanhã, com a realização de mais oito especiais.

Sem comentários: