quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

WRC: Matton sai da FIA


O belga Yves Matton saiu da FIA e poderá estar próximo de ser o próximo diretor desportivo da Hyundai. Segundo conta esta quarta-feira o site dirtfish.com, Matton aproveitou a eleição de Mohammed Ben Sulayem como presidente do organismo máximo do automóvel e do automobilismo para expressar a sua vontade de sair. O site também fala que a sua visão dos ralis não é a mesma do dirigente árabe, e ainda por cima, há um convite da Hyundai Motorsport para substituir Andrea Adamo, que bateu com a porta no inicio do mês devido a divergências com alguns pilotos, nomeadamente Thierry Neuville, compatriota de... Matton.

Na FIA desde 2018, depois de ter sido o diretor desportivo da Citroen, Matton foi um dos obreiros do regulamento que irá entrar a partir da próxima temporada, os Rally1, onde os carros serão híbridos, com um aumento de potência e um reforço nos chassis. Contudo, o novo presidente da FIA - que curiosamente, vem dos ralis... - disse que os novos regulamentos não são proativos na busca de novos construtores para esta categoria do automobilismo.

Os regulamentos do Rally1 foram escritos com vista a tornar os novos regulamentos tão acessíveis quanto possível”, disse Matton à Autosport britânica, numa entrevista no inicio do ano. “Este é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento: sustentabilidade, segurança, acessibilidade. Pode haver mais um fabricante antes do fim do próximo ciclo de homologação, mas não será em 2022”.

Ainda não se sabe quem ficará com o cargo, e provavelmente esse nome só será conhecido por alturas dos Rali de Monte Carlo. 

Sem comentários: