sexta-feira, 2 de junho de 2023

WRC 2023 - Rali da Sardenha (Dia 1)


Esapekka Lappi é o líder do dali da Sardenha, acabadas as primeiras sete especiais do dia. O piloto da Hyundai tem um avanço mínimo, de... 0,1 segundos sobre o Toyota de Sebastien Ogier, que andou boa parte do dia no comando do rali, perdendo apenas na última especial. Em terceiro, a 18,6 segundos do primeiro, está o outro Hyundai de Thierry Neuville, que luta pela posição com o outro Toyota de Kalle Rovanpera. Tudo isto num dia onde Dani Sordo sofreu um acidente espetacular e atrasou-se na geral, bem como Pierre-Louis Loubet, no seu Ford, que andou em lugares de pódio, antes de ter problemas com a sua caixa de velocidades.  

Depois de Esapekka Lappi ter triunfado na primeira especial do dia, no final da tarde de quinta-feira, o dia de hoje começou com passagens duplas por Tantariles 20Ris, Terranova e Monte Lerno - Sa Conchedda. E o dia começou com Ogier a ser o triunfador, ganhando 1,7 segundos a Lappi, 4,7 a Loubet e 6,3 a Katsuta Takamoto.

O japonês surpreendeu a todos na primeira passagem por Terranova, ao ser o melhor, 1,1 segundos melhor que Dani Sordo e 1,4 sobre Thierry Neuville. Ogier perdia 3,5 segundos para Lappi e cedia o comando para este. Contudo, em Monte Lerno, o francês reagia e ganhava, conseguindo uma vantagem de... 12,7 segundos sobre Evans e 16,7 sobre Lappi. Sordo perdia tempo com uma saída de estrada, mas acabou por continuar. No final, queixou-se de "não ter aderência dos pneus".  


Pela tarde, começava a tentativa de recuperação de Lappi. Começou por ganhar na segunda passagem por Tantariles, mas apenas ganhou 6,4 segundos e Loubet e 7,6 a Ogier, que mantinha a liderança. Contudo, Sordo sofreu novo despiste, e este mais definitivo, e Loubet tinha problemas com o carro, que não conseguia arrancar por causa de problemas com a caixa de velocidades. 

Neuville acabou por triunfar na segunda passagem por Terranova, conseguindo um avanço de 2,6 segundos sobre Lappi e 3,5 sobre Takamoto. Ogier perdeu 4,6 segundos e viu a sua liderança ameaçada pelo finlandês da Hyundai. E no final do dia, Kalle Rovanpera conseguiu ganhar na segunda passagem por Monte Lerno, 2,1 segundos na frente de Lappi, que aprobeitou o facto de Ogier ter perdido 8,9 segundos para ficar com o comando, com a vantagem mínima. 

Elfyn Evans perdeu 42,7 segundos por causa de um furo a sete quilómetros do final da especial e arrastou-se, caindo de quarto para séxto. Loubet também saiu de estrada e perdeu ainda mais tempo. 

Depois dos quatro primeiros, Katsuta Takamoto é quinto, a 47,4 segundos, com Evans em sexto, a 1.05,6, pagando o preço pelo furo na última especial. Ott Tanak é o sétimo, a 1.09,1, na frente de Sami Pajari, o melhor dos Rally2, a 3.48,5. Adrien Formaux é o nono, a 3.54,8, na frente de Emil Lindholm, no seu Skoda Fabia Rally2, a 4.01,6. 

O rali de Itália-Sardenha continua no sábado, com a realização de mais oito especiais. 

Sem comentários: