Segundo conta o jornal local Folkbladet, os Sami de Rans informaram os organizadores durante o verão passado que se opõem à realização do rali nas zonas de pastagem de renas em 2025. É que durante o período em que o acordo esteve em vigor, so Samis acederam a um período experimental, mas pelos vistos não estão contentes com o que sucedeu, e dizem que a prova não foi planeada nem executada segundo as suas expectativas.
Erik Åström, o Diretor do Rali da Suécia, respondendo a um pedido de comentário sobre a situação ao Folkbladet, não quis comentar sobre o assunto: “Não tenho comentários a fazer neste momento, uma vez que a consulta está em curso e por respeito a todas as partes envolvidas”, afirmou.
Organizar o rali da Suécia tem sido uma saga nos últimos tempos. Durante muito tempo, o centro nevrálgico era na região de Karlstad, no centro do país, mas começaram a ter problemas com a neve, que começou a escassear em fevereiro, e a colocar o rali em risco. A situação foi resolvida colocando o rali mais a norte, mas aparentemente, nem todos estão de acordo com a realização da prova...
É um assunto para seguir nas próximas semanas.
Sem comentários:
Enviar um comentário