quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Extra-Campeonato: Nelson Évora de ouro

Foi há poucos minutos, mas aconteceu: o saltador Nelson Évora deu a Portugal a sua primeira medalha de ouro olimpica em doze anos. O seu salto, de 17,67 metros, é a melhor marca do ano e foi o suficiente para bater, entre outros, o inglês Phillips Idlowu (2º), e o brasileiro Jadel Gregório (7º).




Parece esquizofrénico ganharmos uma medalha de ouro, numa altura que a nessa delegação é criticada pelas altas expectativas criadas, pelas frustrações conseguidas, e pelas "desculpas de mau pagador". Por causa disso, o presidente do Comité Olimpico Português, Comandante Vicente de Moura, anunciou que se vai embora no final do mandato, pois os objectivos não foram alcançados (quatro medalhas e 60 pontos). No final, saimos com duas e 26 pontos.


Aqui, a opinião pública, que se está a marimbar-se para os outros desportos durante três anos e onze meses, mandava bocas foleiras, tipícos de desportistas de sofá, provavelmente que nunca fizeram qualquer desporto na vida. De uma certa maneira, esta medalha de ouro vai apagar (infelizmente, de uma forma muito hipócrita) muitos desses "desportistas de sofá". Estavam à espera de quê, quando se dá 15 milhões de Euros, durante quatro anos, com atletas que recebem 1500 euros por mês de bolsa? No meu país, o orçamento de uma equipa de futebol, como o F.C. Porto, ronda os 70 milhões de euros por ano...


Enfim, neste país, como de costume, passamos do oito para o oitenta, voltamos ao oito, e agora estamos de novo no oitenta. Só desejo uma coisa, para o futuro: que em 2012, tenhamos o triplo de ajudas, dirigentes mais competentes (de perferência, ex-atletas) e outro tipo de discurso. E ao Nelson e à Vanessa, muitos parabéns, pois mereceram!

6 comentários:

Germano disse...

aqui é assim também...

Anónimo disse...

Sim, como portugues de orgulho e acompanhante assiduo de varias modalidades desportivas espero que o nosso Governo, clubes, Comité Olimpico deem a estes atletas condições de estar em 2012 na maxima força, pois a Vanessa e o Nelsón são muito jovens e em 2012 estao à altura de igualar e se possivel melhorar (no caso do Nelson nao pode melhorar mais) os seus resultados, e que a comunicação social nao se lembra apenas destes atletas quando eles vencem medalhas ou estao em campeonatos do mundo ou jogos olimpicos.

João Carlos Viana disse...

Ola speeder

Vc comentou algo como 60 pontos... Como é feita essa pontuação? Aqui no Brasil é ainda pior, pois querem nos faezr acreditar que somos uma potência olímpica pela enganação dos Jogos Panamericanos.

Speeder76 disse...

Não te sei explicar totalmente, mas a ideia é que pontuam os que recebem medalhas e diplomas olimpicos (1º ao 8º), excepto que não é a pontuação da Formula 1. O primeiro recebe oito pontos, o segundo sete, e por aí fora, até ao oitavo, que leva um ponto. Não tenho bem a certeza, mas a ideia é um pouco essa...


No vosso caso... pois, o que vos vale são as modalidades colectivas. São elas que vos dão medalhas. O futebol e o volei, para vocês, são quase garantidas. Agora o resto... pois. Nós somos exactamente o contrário: todos os nossos atletas (são 73) são individuais, não mandamos ninguém para o futebol, para o volei, para o basket, etc... vocês tem que mudar muito. E se por algum milagre conseguirem que o Rio organize os Jogos de 2016 (li hoje num jornal espanhol que o Rio ganhou muita reputação em Pequim...), pode ser que as coisas mudem.

Felipão disse...

O Brasil vai até bem pelos investimentos...

Estou aqui no aguardo do volei de praia agora...

DanielCR disse...

Brasil e Portugal possuem semelhanças até nisso. Algo infeliz para os desportistas dos dois países.

Aqui no Brasil os dirigentes e governistas só se lembram de outras modalidades esportivas em ano de Olimpíadas, nos outros 3 anos é o descaso que reina.