terça-feira, 24 de março de 2009

Mais polémica a caminho!

Para além das polémicas de bastidores, temos mais outra polémica técnica, referente aos difusores. Boa parte das equipas do pelotão não gostou dos difusores apresentados pela Brawn Grand Prix e prepara-se para apresentar um protesto aos comissários de pista australianos, alegando que estão ilegais.




Como a FIA decidiu "lavar as mãos" acerca do assunto, pelo menos nestas primeiras provas, algumas equipas ameaçaram protestar, mas a Red Bull vai mesmo fazer, pelo menos formalmente. Helmut Marko, um dos responsáveis da marca, disse de sua justiça: "Está ilegal". O carro da Brawn, tal como os restantes do pelotão, vai ser escrutinado na quinta-feira perante comissários escolhidos pela FIA, mas a equipa austriaca justifica o protesto: "O difusor [da Brawn] garante uma vantagem de meio segundo por volta, e sete das equipas tem a certeza que [este difusor] é ilegal", concluiu Marko ao jornal italiano Gazzetta dello Sport.


De facto, as performences desta equipa incomodaram muita gente... mas a média é de um segundo por volta, esse meio segundo poderá manter os carros de Barrichello e Button na frente, não acham?

7 comentários:

speed.king.thrasher disse...

não acho q esteja fora do regulamento não... isso q a Red Bull e a Renault estão promovendo é choro de perdedor.

O difusor é legal pra mim, dentro das especificações do regulamento...

Mas algo me intriga... Helmut Marko não é cego?! como pode falar se o difusor está dentro ou fora das especificações?!?!?! heheehhe

abs!!

Felipe Playmobil disse...

- Inveja é uma merda.

Pensador Axadrezado disse...

Desculpa-me mas se não perguntar agora seria ainda mais estúpido. O que raio é o difusor?

Speeder76 disse...

Speed:

Tens razão. É mesmo choro de perdedor! E o Marko é zarolho, não é cego.

Felipe:

Concordo plenamente. E duvido que a diferença não seria muita, se tirassem o difusor que a Brawn usa.

Pensador:

Em linhas básicas, o difusor é o desenho que o carro tem na traseira, na área dos escapes, que direcciona o ar por debaixo do carro. O deste ano foi modificado para reduzir o apoio aerodinâmico na casa dos 40 por cento, logo, devem ser lentos na casa dos dois segundos, que, ironicamente, serão recuperados com os pneus slicks...

Anónimo disse...

Como dizem por aí, "banana está comendo macaco"... tô muito ansioso para ver os primeiros treinos livres de Melbourne sendo dominados pela Brawn GP, seria de fato o fim de qualquer explicação lógica para a Fórmula-1.

Mas se os tais difusores estão ilegais... o que justifica a McLaren já tê-los copiados, ainda durante os testes de pré-temporada?

Marcel Santos disse...

O que eu acho piada é que mesmo que os difusores estivessem ilegais (?!?) isso não justificaria em segundos os "calendários" que a Red Bull e a Reanault levaram nos testes em confronto com a Brawn...

Felipe Playmobil disse...

- Não é o tal Difusor que ta fazendo eles serem mais rapidos po.