quinta-feira, 30 de julho de 2009

O regresso dos campeões - 1. Niki Lauda

Aproveitando a onda causada pelo regresso da Formula 1 de Michael Schumacher, que irá acontecer no próximo dia 23 de Agosto, em Valência, decidi que seria oportuno lembrar os vários regressos de campeões do mundo no passado. O primeiro desses regressos é provavelmente o mais famoso deles todos: o austriaco Niki Lauda, que depois de abandonar as pistas no final de 1979 e fundar a sua companhia aérea, ficou tentado num novo regresso à competição.



Em meados de 1981, Lauda precisava de dinheiro para manter a sua companhia aérea. Ao mesmo tempo, o novo dono da McLaren, Ron Dennis, convidara o austriaco para um teste com o novo carro, o MP4/1 com chassis de fibra de carbono no circuito de Donington Park. O teste tinha sido bem sucedido quer para ele, quer para a equipa. Pouco depois, sabendo da sua situação, Ron Dennis o tentou com um contrato bem gordo para regressar à competição, ao lado de John Watson: um milhão de dólares por temporada.

Sem muito por onde escolher, e vendo que a sua vontade de correr tinha regressado, e vendo que a sua companhia aérea precisava de dinheiro, aceitou. Mas quis esse mesmo dinheiro... por quatro corridas. E havia outro bom motivo para regressar: o carro que testara era competitivo.


O regresso aconteceu no GP da Africa do Sul de 1982. Jornalistas e fotógrafos estavam em Kyalami para assistir ao regresso do austriaco, na quinta equipa da sua carreira depois de March, BRM, Ferrari e Brabham. Mas essa corrida foi referida por outras razões. E Lauda... estava bem no centro dela! Ao descobrir que os pilotos que tinham assinado os contratos para obterem as Super-Licenças, não poderiam trocar de equipa antes do contrato terminar, estando sujeitas às determinações das equipas, Lauda alertou o então presidente da GPDA, o francês Didier Pironi, e este decidiu que os pilotos deveriam fazer greve.


Enquanto Lauda reunia os pilotos no hotel e os juntava num só sitio para passarem a noite juntos (e evitar deserções), Pironi negociava com Jean-Marie Balestre, presidente da FISA, e Bernie Ecclestone, o presidente da FOCA a abolição dessa clausula. Ao final da noite de sexta-feira, os intentos foram conseguidos. Na corrida de regresso, Lauda não fez feio e foi quarto classificado.

A assinatura do contrato tinha causado dúvidas por parte do principal patrocinador da McLaren, a Marlboro, pois desconhecia se Lauda ainda era capaz de ganhar, após tanto tempo fora das pistas. O austriaco calou os criticos ao vencer com autoridade em Long Beach, depois de se ter qualificado na segunda posição, à frente de um jovem Andrea de Cesaris. Quaisquer dúvidas que pudessem existir, estas foram esclarecidas na pista citadina dos arredores de Los Angeles.


Lauda venceria mais uma vez, em Brands Hatch, e alcançaria mais um pódio, em Dijon, para terminar a temporada de 1982 na quinta posição, com 30 pontos. No ano seguinte, de novo com John Watson a seu lado, sofria pel facto do carro ainda ser um dos que tinha motores Cosworth, perante um pelotão cada vez crescente de motores Turbo. Mesmo assim, conseguiu dois pódios, em Jacarepaguá e em Long Beach. Mas ao todo conseguiu apenas 12 pontos e classificou-se na décima posição.

Em Zandvoort, Lauda e Watson tinham finalmente o prometido motor Turbo, com base Porsche, mas financiado pela TAG, do árabe Mansour Ojjeh. O desenvolvimento do carro durante o Inverno de 1983-84, bem como a chegada de Alain Prost à equipa, fez com que a McLaren se tornasse num competidor sério para o título. E a temporada de 1984 foi, de uma certa maneira, uma luta a dois entre ele e o jovem francês.

Nesse ano, Lauda voltou às vitórias em Kyalami, e repete o feito em Dijon, Brands Hatch, Zeltweg (nunca tinha ganho na sua Austria natal até então) e Monza. A disputa pelo título foi resolvida no Autódromo do Estoril, palco do GP de Portugal, regressado após 24 anos de ausência. Lauda fez uma corrida de trás para a frente, e quando Mansell teve problemas de travões e despistou-se, Lauda instaliu-se na segunda posição e não mais saiu dali. Isso daria um avanço de 0.5 pontos sobre o seu companheiro Prost, e aos 35 anos, conquistava o seu terceiro título mundial.

Com o numero 1 na carenagem, Lauda partiu para a quarta temporada atrás do volante. Mas nesse ano, o seu companheiro finalmente tinha as condições para alcançar o título mundial, enquanto que o austriaco coleccionava desistências. Somente ponutou por três vezes e venceu em Zandvoort, na última vez que foi organizado o GP da Holanda. No final do ano, anunciou a sua retirada. Mais rico em termos de palmarés (e de conta bancária), este seu segundo regresso tinha sido bastante lucrativo, e servira de exemplo para o futuro:



O palmarés nesse regresso: 62 Grandes Prémios, em quatro temporadas (1982-85), oito vitórias, 15 pódios, oito voltas mais rápidas, 128 pontos. Campeão do Mundo de Formula 1 em 1984.

5 comentários:

Ridson de Araújo disse...

Speeder, ótimo texto sobre o Lauda. O que tinha de feio, tinha de talentoso, esse cara.
queria apenas fazer uma divulgaçaõ...


Ola a todos que conferem o Continental Circus, queria divulgar aqui a coluna " Uma Opinião", que esta semana fala sobre Rubens Barrichello

Acredito que fiz uma crítica no sentido real da palavra, procurando atribuir uma análise de pontos positivos e negativos, e do que Rubens representa para mim na F1 desde a minha infância, afinal ele é um elo dessa infância e ainda é o piloto pelo qual torço por melhores resltados.

A todos que puderem conferir, um abraço

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/uma-opiniao-rubens-barrichello.html#comments

Anónimo disse...

Este "comeback" só se pode comparar com o do Andretti em 82.
Abs!
Ric.

Daniel Médici disse...

Então foi essa a ideia que meu comentário inspirou? Bom saber. Teremos uma série de posts no intervalo da temporada.

Curioso notar que a carreira de Lauda também guarda semelhanças com a do outro piloto envolvido na história, Felipe Massa. Quando sofreu seu acidente em 1976, ninguém achou que pudesse voltar a correr, mas não só o fez como quase venceu o campeonato.

Speeder76 disse...

Ridson:

Estás à vontade para anunciar aqui os teus posts, desde que faças o mesmo nos outros... Tenho que ver depois o que escreveste sobre o Rubinho, quando conseguir ter tempo...


Ric:

O Mario Andretti foi mais pontual e não teve intervalo, como foi no caso do Lauda ou de Jones e outros. Mas também vale um post, e em breve falarei sobre o seu regresso.


Daniel:

Sabia que essa ideia tinha passado pela tua cabeça. E se não fosse eu, outro faria o mesmo. Olha, o Rianov fez um resumo de todos eles num post. Mas gosto de explicar tudo. "Tintin por tintin"

Ridson de Araújo disse...

não entendi o "que faça o mesmo nos outros"..mas enfim, procurei divulgar em tanto lugar que fiquei tonto... =D

aguardo ansiosamente o que vc comentar lá.

e como disse em outros momentos: falar de Rubens Barrichello é receber ou críticas duras ou elogios. Nada mais natural que isso, considerando um assunto tão polêmico e que gera tantos sentimentos diversos.