domingo, 31 de janeiro de 2010

Apresentações, parte II: O Renault R30

No mesmo dia em que a Sauber "regressa" às lides após o final da sua parceria com a BMW, a Renault regressa a um certo passado, ao apresentar o seu R30 com as cores que o fizeram famoso nos anos 70 e 80: em amarelo e preto. E também confirmou colo segundo piloto o russo Vitaly Petrov, o "foguete de Vyborg", vice-campeão da GP2 em 2009 e o primeiro russo na história da Formula 1.

Nesta cerimónia, que também aconteceu em Valencia, para além do polaco Robert Kubica, foram também apresentados os outros dois pilotos da marca: o belga Jerome D'Ambrosio e o chinês Ho-Pin Tung.

"Traçar objectivos nunca é fácil, mas queremos recolocar a Renault nos lugares da frente da grelha da Formula 1. Sabemos que não o vamos conseguir da noite para o dia, mas pretendemos dar passos seguros nesse sentido. Um de cada vez! O R30 deverá ser competitivo e fiável, e nas fábricas de Enstone e Viry trabalhou-se arduamente para iniciarmos a época da melhor forma possível. Nestas fábricas há muito se conhece o sabor da vitória e certamente não se desaprendeu como vencer na Fórmula 1.", referiu o patrão da equipa, Eric Boullier, em declarações captadas pela Autosport portuguesa.


Quanto a Petrov, a confirmação é a concretização de uma longa espera, que às vezes o deixou nervoso: "Foi um Verão muito longo para mim e me sentia nervoso quando via outros pilotos sendo confirmados. Graças à Renault, meu sonho virou realidade. Mal posso esperar para sentar no cockpit e completar minha primeira volta", disse o russo, em declarações captadas pelo site brasileiro Tazio.

Vitaly Petrov demonstrou também perferência por corridas que normalmente outros odiariam: pistas urbanas e corridas à chuva. O russo, que conta com bastante apoio financeiro, curiosamente, afirmou que prefere corridas com chuva e em pistas urbanas, geralmente as mais odiadas pela maioria dos competidores. "Mal posso esperar para corridas com chuva e circuitos de rua, pois comecei minha carreira na Russia competindo em rali e no gelo, então me sinto confortável nessas condições. Mas antes preciso ver como o carro reage na chuva", declarou. "Quero aprender o máximo possível com o time e com o Robert. Estou orgulhoso de estar aqui e quero fazer o melhor trabalho possível. Tentarei ficar o mais perto de Robert e somar pontos para a equipa", completou.

1 comentário:

Unknown disse...

ho-pin é também o primeiro piloto chinés? e lembro que faz uns anos a polónia era considerada país emergente... então tá pronto: a nova renault será a equipe BRIC do campeonato.

a pintura tá fantástica, gostei mesmo. bem que o Kubica mudou o capacete