sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

As repercussões do "Caso Parente/Turismo de Portugal"

Passadas 24 horas, as reacções sobre o "caso Turismo de Portugal/Álvaro Parente" transformaram isto numa novela. Um amigo meu, o Gonçalo Sousa Cabral, do 16 Valvulas, entrevistou um elemento da Polaris Sport, a agência que cuida da carreira de Alvaro Parente, que confirma não só a existência de contactos, mas também de um memorando de entendimento entre o Turismo de Portugal e a agência, que permitiu que esta negociasse com a Virgin um lugar na sua equipa de Formula 1.

Algumas horas depois, um porta-voz do Instituto de Desporto de Portugal voltou a afirmar que tal contacto nunca existiu. "Em nenhum momento das negociações foi apresentada (e muito menos aceite) como contrapartida a hipótese do piloto Álvaro Parente aparecer como titular da equipa de Formula 1 da Virgin, como seu piloto de testes ou como seu representante noutro qualquer campeonato", lê-se no comunicado hoje emitido pelo ITP.

Ora, isso providenciou uma reacção mais vigorosa da própria Polaris Sport, que publicou um e-mail de 16 de Outubro de 2009, que o vice-presidente da instituição, Frederico Costa, enviou à escuderia britânica:

Tenho o prazer de informar que a administração do Turismo de Portugal decidiu, na reunião de ontem [15/10/2009], seguir em frente com a presença na F1, através da Virgin e do projecto de Álvaro Parente para 2010. O Turismo de Portugal está preparado para investir significativamente neste projecto, não só para ajudar a pôr o Álvaro Parente ao volante da Virgin, mas também (...) para promover a imagem de Portugal como um destino turístico de topo”, lê-se na mesma mensagem.

O jornal Público foi um dos que publicou esta noite o e-mail em causa, que fez com que o ITP afirmasse depois que iria amanhã prestar mais esclarecimentos. Entretanto, o caso teve reprecussões em Espanha, onde até Cristiano Ronaldo se pronunciou sobre esse assunto:

"Como fã do Álvaro Parente e do desporto, fiquei chocado com as notícias de ontem, de que o Turismo de Portugal não tinha concretizado o apoio acordado, que permitiria sua entrada na Formula 1. Vivo em Espanha, que tem três pilotos na categoria, e apercebo-me dos apoios que têm e do orgulho que causam. Fico triste por, no nosso país se seguir o caminho exactamente oposto. Acredito que o Álvaro consiga ultrapassar esta contrariedade, e dar à sua carreira o rumo que merece", disse em declarações captadas pelo jornal i.

Nâo se pode deixar passar em claro o facto de ambos partilharem a mesma agência de "management", mas esta mensagem, mesmo pelo seu simbolismo, é importante.

6 comentários:

João Pedro Quesado disse...

É bom que isto se torne mediático, que é para o país ver os sacanas que temos no governo. E eu só estou aqui a escrever devido ás politicas do governo que levaram a que a minha escola hoje fechasse devido á falta de funcionários e á greve dos alunos do secundário, que estão contra o estatuto do aluno e eu também.

Unknown disse...

vai ficando claro, e feio para o ITP; mais já é tarde para Parente, todo patrocinio que apresente a partir de agora terá um halo de dúvida ao redor

Paula Peixoto disse...

Não compreendo a vossa indignação... o menino ia andar na F1 com o dinheiro dos contribuintes??? Francamente

Speeder76 disse...

Luis:

Para 2010, a época deve estar comprometida, para Formula 1 e GP2. A não ser que apareçam outros patrocinadores, a unica hipótese que tem é correr numa Ferrari 430 GT da Aurora Racing. Pode depois tentar as Le Mans Series, por exemplo.

Paula:

Qual é a parte que não entendeste na história? Não há lei em qualquer parte do mundo que impede entidades estatais de patrocinar algo que leve o nome de qualquer país o mais longe possivel, sejam individuos ou entidades colectivas. É o Estado que, por exemplo, paga atletas olimpicos para se prepararem. Porque é que não reclamas disso? Dizendo melhor, uns são primos e outros enteados?

O que se fala aqui é que houve uma endidade PÚBLICA que CONFIRMOU a a uma entidade privada que "sim, vamos dar x a um piloto". E foi dito ao piloto, através do seu "management" e à equipa que "podem fazer o negócio, que o financiaremos". É isso no qual estou indignado, porque houve uma quebra de confiança.

Querem que o Estado não financie este projectos? Optimo, façam a lei. Até lá, sou daqueles que dizem "todo o dinheiro é bem vindo".

Fernando Kesnault disse...

Speeder, algumas pessoas parecem não entender o efeito "psicológico" (creio que sem acento atualmente, conforme o acordo ortografico) de que uma ação desta proporciona às pessoas em um espaço físico territorial com um governo (leia-se nação ou Estado, hheheh) como um orgulho de pertencer à "terrinha" (com todo o respeito, naturalmente).

Fabiano disse...

O Álvaro não merecia isso, não levar uma rasteira desse jeito. É uma pena pois quem sai prejudicado é o piloto que nem a GP2 vai disputar.

Espero que ele tenha outra oportunidade.

fabianoaqueiroz.net