segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Apresentações: o Toro Rosso STR5

Desde que existe a Toro Rosso que se fala muito que é pouco mais do que a equipa B da Red Bull, e que os seus chassis não são mais do que "versões B" da equipa-mãe. Pois bem, a partir deste ano, a Toro Rosso decidiu sair um pouco desse ninho e desenhar o STR5 sem ajuda de Adrian Newey.


Com a manutenção da dupla de pilotos Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari, a equipa apresentou-se esta manhã no circuito Ricardo Tormo em Valencia, pronto para os primeiros ensaios em pista. Apesar de ser um projecto independente, não deixa de ser influenciado pela tendência do momento: os narizes semelhantes ao Red Bull RB5 de 2009.

"2010 será um ano marcante para a Toro Rosso, já que as regras exigem que façamos sozinhos o desenho e a construção de nosso carro", afirmou Franz Tost, o director desportivo. Já Giorgio Ascanelli, o director técnico, falou dos desafios que tiveram de encarar para construirem o seu carro próprio:

"No final de 2008, aumentamos nosso quadro de 150 para 200 membros. No fim de Março do ano passado, recebemos a luz verde para o que consideramos ser um construtor", começou por afirmar Ascanelli. "Ser reconhecido como um construtor envolve ter os direitos intelectuais das seguintes partes do carro: o monocoque, as estruturas de segurança sujeitas à homologação e aos crash tests, a aerodinâmica completa, suspensão e sistemas de combustível e resfriamento", completou o engenheiro.

O carro rodou esta manhã em Valencia com Sebastien Buemi ao volante, enquanto que Jaime Alguersuari vai esperar mais um pouco para rodar com o STR5.

Sem comentários: