quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Race of Champions, Brands Hatch 1970

Esta semana descobri nas minhas pesquisas na Net, para o livro que ando a escrever, um conjunto de excelentes fotografias sobre um daqueles eventos extra-campeonato, que eram costume haver nos fins dos anos 60, inicios dos anos 70: o International Trophy e o Race of Champions, o primeiro em Silverstone e o segundo em Brands Hatch.

Eram eventos concorridos e normalmente iam pelo menos um carro, ou dois, para correr nessas provas, dado o facto de existir muito prestígio por ir a essas provas, para além, claro, do dinheiro que estava envolvido.

Vendo estas fotos, observo como as coisas eram tão diferentes há 40 anos. Ver uma multidão de gente, por exemplo, a tirar as fotos dos vários carros de forma tão perto e tão pessoal, com os mecânicos à volta de cada carro para fazer as necessárias reparações, ver por exemplo, as expressões de pessoas como Bruce McLaren, que observa o carro, enquanto que algumas pessoas, munidas com as suas máquinas fotográficas, tiram os "bonecos" e alguns até, atrevendo-se a falar com pilotos, mecânicos, projectistas e demais envolvidos nestes bólidos.

É isso que ando a descobrir à medida que escrevo este livro. Mesmo sabendo que não é um livro de relatos, mas sim com um romance narrativo com base real, ver, através de fotos, como eram os "paddocks" nos anos 60 e 70 faz me pensar como é que este desporto deu uma volta de 180 graus. Em alguns aspectos foi para melhor, noutros, o minimo que se pode dizer é que hoje em dia se sente a falta do calor humano, daquela autenticidade.

Sem comentários: