sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - O décimo segundo dia

O Dakar esta a chegar ao seu fim, e parece que tudo está decidido quer nos carros, quer nas motos. Contudo, a competição continua até Buenos Aires, e a etapa de hoje entre San Juan e Cordoba, na Argentina, foi exemplo disso. O melhor caso aconteceu nos automóveis onde o espanhol Carlos Sainz, apesar de já ter perdido a chance de vencer este Dakar, deu o seu máximo e venceu a etapa, levando a melhor num interessante desafio com os outros dois pilotos da Volkswagen, o qatari Nasser Al Attyah e o sul africano Giniel de Villiers, e a dado ponto, também com o BMW de Stéphane Peterhansel.

O piloto qatari da Volkswagen já leva uma larga vantagem de 48 minutos e 21 segundos para De Villiers e necessita apenas de gerir o seu andamento para chegar a Buenos Aires se sagrar vencedor da edição deste ano do Dakar, pois perdeu hoje apenas 6 minutos e 11 segundos para o piloto espanhol. "Esta foi realmente a etapa mais difícil da minha vida, porque tive que me manter concentrado e não cometer erros. Por vezes, ia depressa, outras mais devagar porque queria manter a concentração e o mesmo ritmo, mas correu tudo bem. Terminámos a especial sem problemas e estou bastante satisfeito", acrescentou.

Quanto aos BMW, Stéphane Peterhansel voltou a contar com mais um dia atribulado devido a problemas mecânicos e furos, que o obrigaram a parar por quatro vezes. Ainda assim, perdeu apenas 6 minutos e 55 segundos para Sainz, ficando na frente do carro gémeo tripulado pelo polaco Krzysztof Holowczyc. Ricardo Leal dos Santos terminou esta especial no oitavo posto depois de mais uma prestação bastante consistente em que chegaram a rodar nos seis melhores nalguns dos pontos de cronometragem. O sétimo lugar à geral parece estar, assim, também quase garantido ao piloto de Coimbra.

Nas motos, Marc Coma venceu hoje, mas ele somente alcançou este posto nos últimos quilómetros, ao bater o seu maior rival, o francês Cyril Després, por apenas 37 segundos. Isto tudo ao final de 535 quilómetros de especial, o que é um feito. Em terceiro ficou o português Hélder Rodrigues, com o motard da Yamaha a demonstrar uma vez mais uma toada bastante veloz e consistente, tendo terminado a etapa a 7 minutos e 21 segundos da frente, deixando atrás de si o chileno Francisco "Chaleco" Lopez Contardo (Aprilia), a cerca de três minutos.

Apesar de provavelmente o pódio já estar definido, Helder Rodrigues não desiste até chegar a Buenos Aires: "Hoje foi uma etapa bastante bela, longa e muito completa, com dificuldades de navegação. Tentei colocar alguma pressão sobre o Chaleco e aproximei-me dele. Ainda falta uma etapa para tentar chegar a terceiro, tudo é possível", afirmou.

Amanhã é a penultima etapa, entre Cordoba e Buenos Aires, no total de 826 quilómetros, 181 dos quais em especial cronometrada. E o Dakar de 2011 está a chegar à meta...

Sem comentários: