sábado, 27 de agosto de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 12, Belgica (Qualificação)


Tem de se dizer que foi uma qualificação surpreendente e emocionante na pista de Spa-Francochamps. Com o tempo normalmente imprevisível nas Ardenas, as surpresas foram muitas... excepto na "pole-position", onde o inevitável Sebastian Vettel ficou de novo com o primeiro lugar e espetou mais uma vez o seu dedo indicador, em sinal de celebração.

A qualificação começou com pista molhada... e uma batida de Michael Schumacher, que ao fazer a sua primeira volta rápida, despistou-se e danificou o seu carro de tal forma que não pode mais correr no resto da Q1. O estranho nisto tudo é que Schumacher - que comemora o 20º aniversário da sua estreia na Formula 1 - se ter despistado em plena reta da meta, e batido forte. A qualificação também viu uma discrepância de tempos enorme entre os dois extremos, pois o Virgin de Jerome D'Ambrosio e os Hispania de Daniel Ricciardo e Vitantonio Liuzzi não conseguiram um tempo suficientemente bom para ficar dentro da regra dos 107 por cento. Assim, oficialmente teremos 21 carros a correr amanhã... se os comissários não aprovarem os apelos das equipas.

Para terem uma ideia desse extremo, o Red Bull de Mark Webber fez 2.02,827, enquanto que Daniel Ricciardo fez 2.13,077. Mais de dez segundos de diferença! Também interessante também nessa Q1 é que o Lotus de Heiki Kovalainen estão cada vez mais a entrar na Q2 - é a terceira vez nesta temporada - deixando de fora o Force India de Paul di Resta, que 18º.

Na Q2, ainda sob pista molhada, mas progressivamente a secar, a sessão foi interrompida quando o outro Force India, o de Adrian Sutil, bateu forte no Eau Rouge e causou a interrupção da sessão durante sete minutos, para recolher os destroços. Pouco depois, na final dessa sessão, e com a pista a secar rapidamente, Lewis Hamilton, quase em desespero, passa Pastor Maldonado numa manobra "atrevida" na zona do Bus Stop. A repetição mostra que houve contacto, mas dito "normal". Hamilton passou para o Q3, mas Maldonado não, e o venezuelano vingou-se, batendo de propósito no carro do inglês no gancho de La Source! Com isto, os comissários de pista resolveram chamar os dois para que explicassem estas manobras bizarras...

E no final dessa Q2 é que surgiram as surpresas: Jenson Button não conseguiu passar para a Q3 e ficou apenas com o 13º tempo, enquanto que em contraste, as Renault passaram e o Toro Rosso de Jaime Alguersuari conseguia pela primeira vez este ano a entrada no "top ten" E Sebastien Buemi não ficou muito atrás, pois foi 11º.

E aí é que a pista começa a ficar seca. Os pilotos metem pneus "soft" e esperam para que a luz fique verde e ataquem melhor a pista belga. No final, com a pista a secar e com os tempos a aproximnarem-se do "normal", vêm-se os Red Bull a darem o ar da sua graça, com Vettel na pole-position e Mark Webber no terceiro posto, com Lewis Hamilton entre eles, no segundo lugar. Mas o mais surpreendente foi o que aconteceu atrás deles. Primeiro, o quarto posto de Felipe Massa, que foi pela segunda vez consecutiva o melhor dos Ferrari, enquanto que Fernando Alonso acabou a qualificação num sombrio oitavo posto, atrás até de... Jaime Alguersuari e Bruno Senna!

Pois é: o catalão da Toro Rosso aproveitou bem as condições de Spa-Francochamps e conseguiu um bom sexto tempo, na frente do estreante Bruno Senna, que foi o melhor dos Renault - até melhor do que Vitaly Petrov - mostrando que afinal de contas, bastava ter apenas um bom carro nas suas mãos para demonstrar do que era capaz. Mas na frente deles todos, na quinta posição da grelha, ficou o Mercedes de Nico Rosberg, conseguindo talvez uma das suas melhores prestações da época.

E assim aconteceu a qualificação de Spa-Francochamps. Agora resta saber se a corrida será tão emocionenta assim. Veremos, se o tempo ajudar...

Sem comentários: