terça-feira, 4 de outubro de 2011

O relato de Carlos Magalhães sobre o seu acidente no rali de França



A noticia do acidente de Daniel Oliveira, o piloto brasileiro do Mini, na passa sexta-feira, no Rali de França, que levou à hospitalização do seu navegador, o português Carlos Magalhães, com três costelas fraturadas, é hoje contada pelo próprio na Autosport portugesa. O acidente, que obrigou à neutralização do troço, para que as equipas de resgate o pudessem socorrer, é contado na primeira pessoa:

"Vínhamos duma zona rápida, e nas notas tínhamos como referência a necessidade de seguir as linhas dos pilotos anteriores, pois ficam sempre marcas das trajetórias dos carros devido à sujidade que naturalmente se acumula na estrada. Só que a ligeira esquerda fechava no final e tinha um alto a meio, e o que aconteceu foi que entrámos bem, a seguir as linhas, mas a seguir ao alto apanhámos a estrada demasiado suja e a partir daí já nada havia a fazer para agarrar o carro."

"O problema teve a ver com as estacas de ferro que foram colocadas nos reconhecimentos, e que desapareceram na prova. Resultado, os pilotos cortavam as curvas e a sujidade acumulava-se e foi nesse contexto que fomos surpreendidos.", contou o navegador, que também explicou o que se passou a seguir ao acidente, nomeadamente o resgate, que durou cerca de hora e meia:

"Desmaiei com o choque, e quando recuperei os sentidos já estavam a tentar perceber como me iriam tirar do carro. De início pensava apenas ter dores musculares fortes, mas por uma questão de segurança, pois os médicos achavam que poderia haver problemas cervicais, foi decidido que me iriam retirar do carro ainda sentado na bacquet, e como não saia pela porta, tiveram de cortar parte do carro."

Só no hospital é que os médicos viram que as suspeitas de uma fratura cervical não se confirmaram, mas que detetaram as três fraturas nas costelas. Assim sendo, o navegador português ficará de fora durante cerca de um mês, e isso fará com que Daniel Oliveira faça o Rali da Catalunha com outro navegador, caso ele decida fazer. Eventualmente, a dupla irá voltar a reunir-se para o Rali de Gales, a última prova do ano.

Sem comentários: