sábado, 8 de outubro de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 15, Japão (Qualificação)

Foi uma qualificação aparentemente normal, mas quando se vê as razões pelos quais alguns pilotos não sairam á pista para marcarem tempo, começa-se a pensar se não seria indicado alterar as regras de forma a - por um lado, obrigar os pilotos a darem uma volta à pista, pelo menos - ou então, obrigar a Pirelli a alterar as regras de forma a fornecer mais um ou dois jogos de pneus, para evitar ver pilotos a "encostar à sombra da bananeira" e poupar um jogo para o dia seguinte, sob pena de vermos transformado a Q3 num deserto. Digo isto porque somente seis pilotos rodaram aí, porque os restantes quatro - Michael Schumacher, Kamui Kobayashi, Bruno Senna e Vitaly Petrov - não marcaram qualquer tempo.

Dito isto, vamos aos fatos: Sebastian Vettel conseguiu mais uma pole-position. Começa a ser previsivel, mas desta vez teve de lutar duro para conseguir essa posição, já que os McLaren estiveram bem em Suzuka ao lono go final de semana. Especialmente Jenson Button, talvez sendo o "efeito renovação do contrato", porque foram apenas nove milésimos que separaram Red Bull da McLaren. E Lewis Hamilton, o terceiro classificado, ficou a apenas 151 centésimos da "pole-position". Estes três pilotos colocaram para trás os Ferrari de Fernando Alonso e Felipe Massa, com o brasileiro a ser melhor do que o espanhol, o que é raro, mas acontece.

Quando a Mark Webber, o australiano não conseguiu tirar todo o partido do seu monolugar e viu-se relegado para a terceira linha da grelha de partida, e basicamente o último que rodou e marcou um tempo, pois do sexto lugar para baixo, como já tinha dito, todos ficaram quietinhos para poupar pneus para amanhã.

E dos que ficaram deitados na bananeira, temos de aplaudir os Renault, que depois da prestação apagada de Singapura, voltaram a colocar ambos os carros na Q3, especialmente Bruno Senna, que depois de ter batido forte na terceira sessão de treinos livres, conseguiu ver o seu carro recuperado para a qualificação e o levou até à Q3, o que é um feito digno de nota. E Kamui Kobayashi, o herói local, voltou aos seus melhores dias e meteu o seu Sauber nessa posição. Largaria do décimo posto, mas depois os comissários de pista o recolocaran na sétimna posição da grelha porque aparentemente, o japonês começou a fazer uma volta lançada. Independentemente do resultado, os fãs locais adoraram o esforço.

Em claro contraste com Kobayashi, o seu companheiro de equipa, o mexicano Sérgio Perez, não foi além do 17º lugar na grelha de partida, não chegando a fazer qualquer volta na Q2 devido a problemas hidráulicos no seu Sauber. E a mesma coida se passou com Nico Rosberg, que não sequer saiu das boxes devido a problemas hidraulicos, que o vão fazer largar da última fila da grelha, ao lado do HRT de Vitantonio Luizzi, que também não marcou qualquer tempo.

E com isto, prepara-se agora para o Grande Prémio do Japão, onde Sebastian Vettel se sagrará, muito provavelmente, campeão do mundo pela segunda vez consecutiva.

Sem comentários: