segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Apresentações 2012 (6): Sauber C31

Numa altura em que perdem o seu diretor tecnico, James Key, a Sauber apresentou esta manhã o seu carro para 2012, o C31. Na pista de Jerez de la Frontera, local onde acontecerão os primeiros testes da temporada, pode-se ver que o carro não é nada de muito fora do vulgar, excepto o "bico de pato" com o seu belo degrau que está a fazer dividir as opiniões de toda a gente. O objetivo da marca é o de entrar mais vezes no "top ten" nas qualificações e conseguir manter-se nos pontos por mais vezes, como aconteceu no inicio da temporada passada, com o modelo C30.

Na apresentação, Peter Sauber, o fundador e dono da equipa, afirmou sobre o carro: “Nosso objetivo é de terminar regularmente nos pontos e melhorar a nossa posição no campeonato. Estamos ansiosos em começar a temporada trabalhando ao lado dos nossos jovens e talentosos pilotos. Kamui [Kobayashi] fará a sua terceira temporada na Formula 1. Nós no ano pasado pedimos para que assumisse a responsabilidade de liderar a equipa e cumpriu maravilhosamente bem esse papel”.

Quanto ao mexicano Sérgio Perez, Sauber afirmou esperar que ele cumpra o seu papel: “Com sua temporada de estreia para trás, Sergio se aproxima de sua segunda temporada, que muitas vezes é a mais difícil na carreira de um piloto de Formula 1. Nossos pilotos têm potencial enorme e vamos trabalhar com os mesmos engenheiros de 2011 para seguir desenvolvendo essas promessas”, acrescentou.

O projetista-chefe da Sauber, Matt Morris, afirmou que a grande novidade do carro está na sua traseira. “O C31 é revolucionário, onde tivemos novas ideias, sobretudo na traseira do carro, e é uma evolução do que sabíamos que poderia nos levar a várias abordagens. Tivemos de melhorar os pontos fracos que encontramos no C30, mas ao mesmo tempo tivemos de manter os nossos pontos fortes. Tínhamos estabelecido um bom rumo no fim do ano passado com o C30 e queríamos seguir nisso, principalmente sobre o desenvolvimento da nossa asa móvel, e estamos optando por um carro que possa melhorar o acerto e desempenho na classificação sem comprometer nosso ritmo de corrida”, afirmou o engenheiro. 

Kamui Kobayashi, piloto principal da Sauber, declarou que o objetivo desta temporada é ficar no "top ten" tantas vezes quanto possivel: "2012 não será apenas a minha terceira temporada na Formula 1, mas também será a minha terceira com a Sauber", começou por dizer o piloto japonês. "Nós já passamos por muita coisa juntos e acho que podemos tirar proveito de toda essa experiência. No meu primeiro ano com a equipa, não tivemos um bom começo, mas conseguimos completar a segunda metade do campeonato mais fortes. Já no ano passado, foi exatamente o contrário", explicou. 

"Portanto, acho que, para 2012, o objetivo é permanecer constantemente dentro da zona de pontos. Estou realmente ansioso para o início de mais uma temporada", acrescentou. 

O outro piloto da equipa, o mexicano Sergio Perez, declarou que este segundo ano tentará chegar mais regularmente aos lugares da frente, depois de um ano de aprendizagem: “Meu primeiro ano na Formula 1 pareceu três anos, tiveram tantas coisas novas para levar”, começou por dizer o piloto mexicano. “Mas agora sinto que cheguei na Formula 1 e estou determinado a dar um passo à frente em 2012 e alcançar um melhor resultado para o time regularmente”, completou. 

O carro fará o seu shakedown no final desta tarde, em Jerez, com Kobayashi ao volante.

Sem comentários: