sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

WRC 2012 - Rali da Suécia (após SS9)

O primeiro dia do Rali da Suécia está a ser marcado pela neve na pista e pelas constantes mudanças na liderança, com uma luta Ford-Citroen entre finlandeses: Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen, curiosamente, ex-companheiros na Ford. Ao fim de nove classificativas, é o piloto da Ford que lidera o rali, com 17,2 segundos de vantagem sobre o seu compatriota, depois de ser beneficiado dos problemas de pneus que os Citroen tiveram na nona especial, a penúltima do dia.

O terceiro classificado é o norueguês Petter Solberg, o segundo piloto da Ford oficial, que está em duelo com o seu compatriota Mads Ostberg, da equipa secundária da Ford. Ostberg tem estado na frente de Solberg, mas fez um esforço adicional nesta última classificativa do dia para o passar e ficar com o lugar mais baixo do pódio. Contudo, apesar da ultrapassagem, este é um duelo que promete não arrefecer, pois é a juventude - Ostberg é um jovem de 25 anos - contra a experiência - os 38 de Solberg. 

Não muito longe, na quinta posição, está o russo Evgueny Novikov, que parece ter conseguido aliar a sua velocidade com o refrear dos seus impetos, e isso começar a dar resultados. Henning Solberg é o sexto, a mais de 1 minuto e 40 segundos da liderança, com Sebastien Löeb no sétimo posto. 

O campeão do mundo está numa toada de recuperação, depois de ter cometido um erro na sétima especial, onde bateu contra um banco de neve, perdendo mais de dois minutos, pois teve de o libertar com a ajuda dos espectadores presentes no local. Caiu para o 11º lugar, mas agora está numa toada de recuperação, tendo voltado aos lugares pontuáveis e também beneficiando dos problemas de Dani Sordo. O piloto espanhol da Prodrive andou nos lugares da frente durante as primeiras classificativas, tendo ficado no quinto lugar após a sétima especial. Mas na especial seguinte, um problema de motor do seu Mini o obrigou a desistir do rali.

Patrik Sandell, no segundo Mini, é o oitavo classificado posição, na frente do checo Martin Prokop e de Enyd Brynildsen, que está a ser acossado pelo Skoda Fabia S2000 de Sebastien Ogier. 

Quanto a Armindo Araujo, está em toada cautelosa ao longo do dia, estando agora a mais de três minutos dos da frente, no 13º lugar, a mais de um minuto e 40 segundos dos lugares pontuáveis.

O Rali da Suécia prossegue amanhã. 

Sem comentários: