segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Conheça o Veeco, o protótipo elétrico português

O que não falta por estes dias são protótipos eletricos, vindos de todos os cantos do mundo. E Portugal, claro, não foge à regra. Isto aconteceu na passada sexta-feira, no Casino de Lisboa, com a apresentação do projeto Veeco, um carro de três rodas, em jeito "reverse trike" (duas rodas na frente e um atrás), que terá duas baterias com autonomia suficiente para 400 quilómetros, segundo dizem.

O Veeco é o culminar de um projeto iniciado em 2005, numa associação entre a companhia VE - Veículos de Tração Elétrica - e o ISEL, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O RT, cuja frente faz lembrar um Mazda RX8, tem espaço para duas pessoas e o seu formato de gota tem como objetivo reduzir os consumos. Com uma velocidade máxima de 160 km/hora, e uma aceleração dos 0 aos 100 em oito segundos exatos, tem um peso de 800 quilogramas. As baterias estão por baixo do compartimento da mala, que está na parte dianteira do carro.

O carro apresentado é um protótipo, mas a marca conta ter no final do ano uma segunda versão, pronta para os testes na estrada. E querem ter unidades prontas a serem comercializadas no próximo ano, esperando vender cerca de 200 veículos.

Vou torcer para que o projeto seja bem sucedido. Numa altura como esta, precisam-se de alternativas para se libertar da enorme dependência petrolifera, no sentido de dar ao consumidor algo que não doa tanto na carteira, como acontece agora.

Sem comentários: