quinta-feira, 25 de outubro de 2012

As primeiras imagens dos motores de 2014

No meio de todas estas noticias e de todo o trabalho que tenho tido, deixei escapar uma relativa aos motores que a Formula 1 irá ter em 2014, os 1.6 Turbo. Na segunda-feira, enquanto surgiu o rumor de que a McLaren estaria a falar com a Honda para reavivar uma parceria que durou entre 1988 e 1992, a revista online Racecar Engeneering mostrou imagens do motor Renault Turbo que a equipa espera usar dentro de dois anos.

O projeto foi inicialmente pensado para 2013 e assim começamos a trabalhar inicialmente e formalmente o caminho de volta aos turbos em setembro de 2010″, começa por explicar Rob White, o Diretor Executivo Renault Sport F1.  “Nós já desenvolvemos várias partes desse motor nos últimos meses, primeiro de tudo o que tínhamos era um único cilindro em execução para teste”, continuou.

Nós também tivemos um motor multi-cilindro de outra arquitectura que estava sendo testado recentemente. Temos agora executar um V6 e o programa é mais ou menos alinhado com o nosso planeamento  Temos uma nova aprendizagem para fazer. Aprender tudo sobre injeção direta, tudo sobre o "turbocharger" nestas novas condições e mais ainda sobre recuperação de energia cinética nesse novo modelo que é muito maior que o atualmente usado”, concluiu.

O site brasileiro Ultrapassagem, que mostra algumas das imagens do motor a 3D e de modo real, fala que apesar de não haver muitos pormenores, refere que devido ao facto de eles terem começado cedo a desenvolver este motor - lembrem-se que estes motores deveriam estar prontos em 2013 - poderá fazer com que eles já estejam em vantagem, pelo menos nos primeiros tempos. E para Red Bull, Lotus, Williams e Caterham, que têm os motores Renault, isso pode significar algo de importante nas suas performances.

4 comentários:

Ron Groo disse...

Tem um destes dentro da minha enceradeira

Lim Mesquita Campos disse...

Faltou a Williams do Marcos Antônio "Go GP Séries", que vai de "Renô" também.

Speeder76 disse...

É verdade. Como poderia esquecer da Williams? Vou já corrigir.

juniorcaixote disse...

Infelizmente, a F1 vai voltar a esse retrocesso (na minha opinião, é claro). Preferia a F1 do retorno dos motores aspirados. Era show ter uma sinfonia de motores V8, V10 e V12!!! Quem não tem saudades dos motores V12 da Ferrari? E os V10 Renault, Honda? Seria interessante a liberação do tipo de construção, e, aí sim, limitarem giros, etc...