segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Noticias: David Ward quer investigar viabilidade do Bahrein

Parece que David Ward quer "agitar as águas", ou então, isto pode ser uma pura manobra eleitoralista. O candidato britânico à presidência da FIA, e que concorre contra Jean Todt, afirmou hoje que, caso seja eleito, irá criar uma comissão para saber se o Bahrein têm ou não condições para receber a Formula 1. Segundo Ward, a FIA cometeu um erro quando decidiu voltar para pequena ilha no Golfo Persico, que vive numa situação de agitação social desde 2011.

O importante é ser neutro, o que é comprovado a partir de uma visita de inspeção”, disse numa entrevista à BBC. “Olhar as coisas do chão, conversar com todos os lados envolvidos sempre que for possível e fazer um julgamento baseado nisso”, declarou, aproveitando para atacar a FIA e a atitude de Jean Todt em como é que lidou com toda esta crise.

Se parecer que a situação está se deteriorando e não melhorando, o que deveria haver – já que amanhã pode acontecer em qualquer outra parte do mundo – é um procedimento padrão para lidar com isso, que imune qualquer critica de que um lugar esteja a ser tratado de forma diferente de outro. A situação do Bahrein tem todos os indícios de que a decisão foi tomada nas vésperas da corrida”, completou.

A decisão da Formula 1 voltar ao Bahrein em 2012 foi fortemente criticada pela comunidade internacional, que achou que a situação naquele país não estava devidamente estabilizada e tomou partido do governo, indo contra os interesses da população, especialmente a maioria xiita no país. A FIA tinha mandado uma comissão de investigação antes, que foi fortemente criticada ao afirmar que não havia nenhum problema no Bahrein, ao mesmo tempo que outras organizações como a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch denunciavam prisões arbitrárias, espancamentos e tortura.

A Formula 1 voltará ao Bahrein a 6 de abril de 2014, Quatro meses antes, a 6 de dezembro, acontecerão as eleições para a presidência da FIA. 

Sem comentários: