sexta-feira, 18 de abril de 2014

The End: Giorgio Pianta (1934-2014)

Giorgio Pianta, um dos homens que ajudou a construir a equipa de ralis da Fiat e da Lancia, nos anos 70 e 80, morreu na noite desta quinta-feira, em Milão, aos 79 anos de idade, devido a doença prolongada, e a algumas semanas de comemorar o seu 80º aniversário. Foi através de Pianta, um ex-piloto, que nasceu carros como o Lancia Delta S4 de ralis e ajudou a construir o domibio da marca italiana nos anos 80, com pilotos como Juha Kankkunen, Massimo Biasion, Didier Auriol e Markku Alen.

Começou a correr em 1958, tornando-se piloto profissional quatro anos depois, a bordo de carros como Fiat, Alfa Romeo e Osella, em provas de Turismo um pouco por toda a Itália e pela Europa fora. Contudo, é em 1973 que se gorna mais conhecido, quando a Abarth o convida para ser o seu piloto na sua equipa do Mundial de Ralis, a bordo dos 124 Abarth. Tornou-se depois piloto de testes, experimentando máquinas como o Lancia Beta 030, o 131 Abarth, o protótipo 037 e principalmente, o Lancia Delta S4.

Nesse tempo, já tinha largado o cargo de piloto de testes para fazer parte da estrutura técnica da Fiat e da Lancia, ambos em Ralis, tornando-se em equipas ganhadoras no final dos anos 70 e meados dos anos 80, por alturas do Grupo B e do Grupo A.

No inicio da década de 90, o Grupo Fiat pediu-lhe para ser o diretor desportivo da Alfa Romeo na sua aventura da DTM, primeiro com o modelo 75, e depois com o 155, onde alcança o sucesso entre 1993 e 95, com pilotos como Giancarlo Fisichella, Nicola Larini, Alessandro Nannini e Michele Alboreto, entre outros. Antes de se reformar, no inicio deste século. ainda ajuda na Nordauto/N-Technology a desenvolver o modelo 156 para o WTCC. 

Sem comentários: