sexta-feira, 5 de setembro de 2014

The End: Eoin Young (1939-2014)

Eoin Young, um dos mais respeitados jornalistas do seu tempo, para além de ter sido escritor e relações públicas, e também um dos fundadores da McLaren, morreu hoje aos 75 anos, na sua Nova Zelândia natal, segundo conta o jornalista Joe Saward no seu blog pessoal.

Nascido na vila de Cave na ilha do Sul, no verão de 1939, começou a escrever num jornal de Timaru - em complemento com o seu trabalho num banco - aos vinte anos de idade. Por essa altura, conhece Dennis Hulme e viaja com ele para a Europa, no sentido de o acompanhar na Formula Junior. É também por esta altura que conhece Bruce McLaren, e torna-se no seu secretário particular. Em 1963, juntamente com os irmãos Mayer e o americano Tyler Alexander, entre outros, é um dos fundadores da McLaren, onde fica a fazer todo o trabalho de relações públicas até 1966.

Quando sai da equipa, decide voltar ao jornalismo, escrevendo para a Autocar britânica, entre 1967 e 1999, e depois continua a escrever para a Road & Track americana. Além disso, torna-se no relações públicas de marcas como a Elf, Gulf e Ford, para além de ser vendedor de memorabilia automobilística, no final dos anos 70.

Para além do jornalismo escreveu doze livros, entre eles biografias de James Hunt, Jim Clark, Dennis Hulme, Bruce McLaren, Chris Amon, e duas autobiografias sobre a sua passagem pela Formula 1. nos últimos tempos, estava a escrever para o site pitpass.com e tinha regressado à Nova Zelândia para viver os seus últimos dias.

Sem comentários: